Portal Melhores Amigos | Como acostumar animais de diferentes espécies a viverem juntos?
4008
single,single-post,postid-4008,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como acostumar animais de diferentes espécies a viverem juntos?

Post_portalmelhoresamigos_7

04 fev Como acostumar animais de diferentes espécies a viverem juntos?

A convivência harmoniosa entre diferentes espécies de animais pode ser possível, segundo a médica-veterinária Doutora Mayara Ramos da Silva Callanan. Com a diversidade cada vez maior de bichos de estimação, combinações de pets inusitadas sob o mesmo teto podem ser bem interessantes. Entretanto, é bom tomar alguns cuidados na hora da interação entre eles.

Segundo a médica-veterinária, o primeiro passo para acostumar animais de diferentes espécies a viveremjuntosé respeitar o espaço e o tempo de cada animal.A socialização é gradativa e, dependendo das espécies envolvidas, devemos usar diferentes métodos pra aproximação. “O importante é sempre consultar um profissional para evitar acidentes”, afirma.

De acordo com Callanan, toda interação é possível, mas isso depende também de cada indivíduo. “A socialização entre cão e gato é relativamente fácil. Entretanto, é importante não forçar nada e deixar que eles se sintam confiantes e confortáveis para chegar perto um do outro”, ressalta.

A Dra Mayaraalerta os cuidados que devemos ter na hora da interação entre eles: “Cada espécie em conjunto com outra pode ter diferentes formas de socialização e interação, pois têm suas necessidades peculiares. Consulte sempre um profissional que conheça bem as espécies em questão para o atendimento e a abordagem adequada”, diz.

Para ela, apesar de todos os animais conseguirem viver juntos, geralmente os que são predadores e caçados na natureza terão dificuldade maior de conviverem como, por exemplo, os gatos com pássaros. Os gatos terão o instinto de caçar e correr atrás dos pássaros. A castração pode ajudar os animais a conviverem, elapode deixar alguns animais mais calmos e assim mais suscetíveis à socialização, porém alguns comportamentos aprendidos antes da castração podem atrapalhar o processo.

“A convivência entre um gato com um peixe pode ser bem tranquila, pois conseguimos manter o peixe seguro dentro do aquário e, com o tempo, o gato aprende a ignorá-lo.O gato com hamster ou pássaro é um pouco mais difícil, pois mexe com o instinto natural do felino de caçar e correr atrás da sua presa, mas não é impossível”, afirma.

“A interação entre os cães e as aves depende muito da raça. Se for uma raça caçadora como Pointer, Cocker, Springer Spaniel,teremos o mesmo caso dos felinos. Seria preciso bloquear o instinto natural, uma vez queo cão sempre corre atrás da sua presa.Os que eu acho mais fáceis de socializar são gatos e cachorros ou gatos e peixes, pois eles aprendem a ignorar o instinto de natural deles”, conclui.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.