A criação de pássaros como animal de companhia é muito comum e, muitas vezes, os animais tornam-se membros da família. Assim como qualquer pet, é preciso ficar atento ao comportamento para identificar algum problema.
As doenças que mais aparecem em aves domésticas são problemas respiratórios, metabólicos e nutricionais, explica o médico veterinário Otávio Machado Barbosa, diretor técnico do departamento veterinário da Federação Ornitológica do Brasil.
Os sintomas de doenças em aves domésticas são bem similares para quase todas: apatia, eriçamento das penas (pena arrepiada e embolada), perda de apetite, diarreia. Pássaros canoros costumam parar de cantar quando estão com algum problema.
Apenas as doenças respiratórias apresentam outros sintomas. “O pássaro tem dificuldade de respirar e também apresenta apatia e mudanças nas penas”, explica. Os problemas respiratórias mais comuns são bronquite, traqueíte e coriza.
Prevenção e tratamento
Simples atitudes do tutor podem evitar uma série de problemas com as aves. “O ambiente de criação deve ser bem ventilado, iluminado e limpo. No dia a dia, o animal deve ter hidratação e nutrição adequadas”, explica Barbosa. O Portal Melhores Amigos já falou sobre os principais erros que donos de pássaros cometem e, com bastante atenção, é possível criar uma rotina saudável e prevenir algumas doenças.
Assim como nós humanos, medicação sem orientação pode piorar a situação do animal. Após a observação dos sintomas, é imprescindível acompanhamento médico veterinário. “O olhar profissional é a única opção para definir tratamentos eficazes. A realização de exames garante o diagnóstico preciso”, conclui.