Os petiscos têm gosto e cheiro acentuados e funcionam como verdadeiras iscas para qualquer gato. Mas será que você está oferecendo esses alimentos na hora e na quantidade adequadas? Para responder essas e outras dúvidas comuns, o Portal Melhores Amigos conversou com a médica-veterinária Cynthia Carpigiani, que recomenda o uso dos petiscos como recompensas durante brincadeiras ou exercícios de aprendizagem. Confira abaixo as principais dicas da especialista:
Em quais situações devemos dar petiscos aos gatos?
Felinos são caçadores natos e tudo que estimula a curiosidade pode ajudar na sua sociabilização. Os petiscos entram como grandes auxiliares desse processo e podem ser oferecidos durante as brincadeiras, como prêmio por terem feito algo correto (como quando voltam para casa depois de terem fugido), durante o aprendizado de alguns comandos ou mesmo esporadicamente, simplesmente para que possam se distrair interagindo com o petisco ou com outros animais de espécies diferentes. Desta maneira, eles acabam associando um novo amigo de outra espécie a um prêmio.
Com que frequência os petiscos devem ser oferecidos para os gatos? Existe um horário do dia mais indicado?
Eles podem ser oferecidos diariamente, sempre em pequenas quantidades, mas somente após a realização de um bom descanso e depois das refeições regulares.
Como saber qual é a quantidade recomendada para o meu animal?
A quantidade ideal corresponde a uma colher de sobremesa de petiscos industrializados (pellets ou sachês de ração seca) ou até mesmo de alimento úmido ou folhas, como erva-cidreira ou a grama de gato.
Como escolher o melhor produto?
Os melhores petiscos são aqueles preparados com alimentos de excelente qualidade e procedência. Os tutores podem também preparar deliciosos e saudáveis petiscos para seus gatos, usando peixes enlatados usados na alimentação humana.