A colite, uma doença inflamatória, é uma preocupação recorrente de tutores com seus gatos. Para entender melhor o que exatamente é esta doença, seu sintomas e o tratamento mais adequado, falamos com a médica veterinária Dóris Halfen.
A doença
Segundo Dóris, a colite afeta o intestino grosso e se divide em dois tipos: aguda e crônica. “Quando agudas podem ocorrer por bactérias, dieta e parasitas. As crônicas ainda são de causa desconhecida. Acredita-se que seja decorrente de uma interação anormal entre o sistema imune e as bactérias intestinais”, explica. “As colites crônicas em cães e gatos são classificadas de acordo com a célula inflamatória predominante. As formas mais comuns são a colites eosinofílica, linfocítica-plasmocítica e granulomatosa, também conhecida como ulcerativa”, completa.
Os sintomas
Segundo a médica veterinária, esta é a lista mais comum de sintomas da colite:
- diarreia
- hematoquezia
- muco nas fezes
- tenesmo
- disquezia.
- anorexia
O tratamento
Três fatores entram em jogo na hora de tratar a colite, segundo Dóris. “Antibiótico, anti-inflamatório e dieta. O antibiótico é muitas vezes recomendado nas colites crônicas, especialmente na ulcerativa, e anti-inflamatóriso derivados da mesalamina nas colites crônicas tem apresentado bons resultados”, explica. “O manejo dietético recomendado são as dietas hipoalergênicas ou dietas de eliminação”, completa.