Criar um cão dentro de um apartamento pode ser um grande desafio para alguns donos. Para muitos, o lar é um local especialmente voltado ao descanso, principalmente após um dia corrido. Mas nem por isso devemos esquecer de ter um tempo de qualidade ao lado dos nossos bichinhos.
Para ajudar com esse dilema, Flávia Bachini, bióloga, adestradora há quatro anos e apaixonada por animais, compartilhou conosco algumas dicas preciosas.
Passeios e atividades físicas, são parte de qualquer rotina de um dono de pet, porém, devido ao trabalho ou tarefas domésticas, muitas vezes não conseguimos dar a atenção apropriada que os nossos bichinhos merecem.
De acordo com Flávia, “o apartamento não é feito para gasto de energia física, mas sim mental, adequado para o reforço do adestramento ou o enriquecimento ambiental”. Reservar um momento do seu dia para fazer um passeio ao ar livre, além de gastar energia, reforça os laços afetivos com o pet.
Em casa, temos algumas opções para a interação com o cachorro.
- Ele pode brincar com alguns brinquedos, sozinho ou na companhia do dono.
- No caso de brinquedos compartilhados, com os quais o dono interage com o cão, o mais aconselhável é mantê-los separados somente para esse momento, pois sempre que forem pegos, o cachorro saberá que o dono o dará total atenção a ele.
“É muito importante saber que 5 minutos que o dono reserva para brincar com pet, vale muito mais do que apenas jogar a bolinha sem estar imerso na brincadeira com o cão”, afirma Flávia.
- Outra dica é fazer uso do enriquecimento ambiental como forma de manter vivo o gene caçador do cão e entretê-lo. Esconder o brinquedo recheado pela casa, além de ajudar o animal a treinar sua percepção através do faro, faz com que ele se movimente na busca do petisco. Sempre esconda o brinquedo em um local diferente.
Além disso, o conforto do lar cria um ótimo ambiente para reforçar alguns comandos e também ensinar novos, como a adestradora ressalta. “O adestramento direciona o dono a se comunicar com o cão, e aponta quais são as reais responsabilidades de ter um cachorro dentro de casa, além de prevenir erros comportamentais”.
Ter um animal de estimação é uma responsabilidade a longo prazo, é se comprometer, pois trata-se de um ser vivo que também possui sentimentos. A falta de exercício físico e estímulo mental pode causar diversos problemas, inclusive facilitar até o desenvolvimento de doenças degenerativas cognitivas.
Então, coloque essas dicas em prática e aproveite o melhor da vida ao lado do seu amigo peludo!