Portal Melhores Amigos | Os peixes também dormem?
Os peixes dormem daquele jeito que nós dormimos quando estamos com os olhos abertos durante uma aula ou palestra mas com o pensamento em Nárnia.
1722
single,single-post,postid-1722,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Os peixes também dormem?

peixe dormindo

01 jul Os peixes também dormem?

Dormir é essencial para o bem-estar humano e de outros animais, como cães, gatos, calopsitas, lagartos, coelhos e tantos outros bichinhos – vide o preguiçoso do morcego que chega a ter um sono de 20 horas por dia(!).

Mas, e os peixes, será que eles dormem também?

A resposta para esta pergunta é: depende… para determinar se os peixes dormem ou não, é preciso entender o que é realmente o sono.

De acordo com o conceito científico, o sono é um estado fisiológico especial que ocorre em ciclos e faz parte da vida de muitos seres vivos do reino animal. Ele é caracterizado por comportamentos de repouso e atividade, com períodos de inconsciência total ou parcial, que compõem um ciclo vigília-sono apresentado em animais tão inusitados como os insetos e que servem para economizar energia e restaurar o organismo.

Os peixes, por sua vez, também reduzem sua atividade cerebral e metabolismo, porém, de uma maneira diferente dos seres terrestres. Eles não “capotam” totalmente como os seres humanos, por exemplo, mas “desligam seus motores” de uma maneira que ainda possam ficar alertas em relação a possíveis predadores.

Este sono aquático se assemelha ao nosso “sonhar acordado”, como um estado de devaneio. Para poderem ter seu momento de cochilo-desperto, geralmente, os peixes se aconchegam embaixo de pedras no aquário ou da areia no mar para terem tranquilidade e ficarem escondidos do perigo.

Curiosidade: uma espécie chamada Peixe-Papagaio é tão precavida que chega a expelir um tipo de muco pela boca que se transforma em uma bolha protetora para a hora do soninho.

A quantidade de tempo que o peixe dorme vai depender de sua espécie (especificamente, de seu nível de atividade) e de outros fatores ambientais como iluminação (artificial ou natural) e temperatura da água.

Resumindo a ópera, os peixes dormem daquele jeito que nós dormimos quando estamos com os olhos abertos durante uma aula ou palestra mas com o pensamento em Nárnia.

Bons sonhos!

 

Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.