Portal Melhores Amigos | Old English Sheepdog: conheça o cão com jeitão de artista
2124
single,single-post,postid-2124,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Old English Sheepdog: conheça o cão com jeitão de artista

big dog

30 set Old English Sheepdog: conheça o cão com jeitão de artista

Ao cruzar com um Old English Sheepdog na rua, sua primeira reação vai ser se derreter de paixão e, a segunda, provavelmente será um resgate da imagem da Priscila da TV Colosso na memória, personagem que fez esta raça famosa entre a criançada aqui no Brasil.

Origem

A raça é originária da ala oeste da Inglaterra, provavelmente, resultado da mistura entre o Collie Barbudo e o Pastor Russo (Russian Owtcharka). O intuito era criar um cão forte o bastante para proteger os rebanhos contra matilhas de lobos que predavam os bovinos e ovinos das fazendas inglesas séculos atrás.

O Sheepdog apareceu pela primeira vez numa exposição de cães em 1800 e, 88 anos depois, foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club (AKC).

Principais características

Ele tem uma aparência meio de artista, lembrando os looks da galera da música dos anos 80 (como as cabeleiras do Bon Jovi e Tina Turner na época). Do tamanho de um urso, praticamente, é um cão de porte grande e pode chegar a pesar quase 50 kg.

Apesar dessa massa toda, é um cão atlético que consegue dar conta de umas boas caminhadas e exercícios – o que é um alívio, pois a criançada adora confundi-lo com um pônei.

E, como não poderia ser diferente, para cobrir este corpão seus pelos longos estão por todos os lados. Inclusive, sua pelagem é constituída por uma camada interna impermeável e uma camada externa mais dura, e os fios são levemente crespos.

A tonalidade de seus pelos pode variar em tons de cinza, grisalho e azul, apresentando ou não manchas brancas – porém, nunca sairá deste padrão acinzentado.

Temperamento

É um cachorro-família: adora o aconchego do lar e fazer palhaçadas com sua família humana – inclusive as crianças que, na visão dos Sheepdogs, são seus melhores companheiros para brincadeiras e estripulias.

Aliás, ele é tão cuidadoso com os pequenos humanos que é capaz de se sentir responsável por eles e querer acompanhá-los à escola ou aonde forem para se certificar que está tudo certo.

Também é um excelente cão de guarda e tem um latido superalto que serve como um vigoroso alerta caso algo ou alguém estranho se aproxime do lar. Aliás, é sempre recomendado fazer um trabalho de socialização da raça desde filhote para que ele não classifique suas visitas como intrusos.

Trata-se de um ser canino gigante e adorável tanto na aparência quanto na personalidade, sendo estritamente devoto a seus tutores. Mas, como um bom grandalhão há de ser, às vezes é um pouco teimoso e faz o que bem entender.

Cuidados

Para um Sheepdog saudável e feliz, nada melhor do que o velho mantra: água fresca, alimentação de qualidade, carinho e atividade física.

Já em relação aos pelos, é necessário dar uma atenção maior para que ele não vire um emaranhado de fios. Então, a escovação será necessária, no mínimo, a cada dois dias para evitar a formação de nós. Tosadas regulares também são recomendadas caso os pelinhos estejam caindo nos olhos.

Não tem como não se apaixonar por este gigante gentil, né?

Por Paula Soncela

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.