Portal Melhores Amigos | Londrina, no Paraná, ganha centro com cães e gatos terapeutas
4545
single,single-post,postid-4545,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Londrina, no Paraná, ganha centro com cães e gatos terapeutas

29_Maio

12 mai Londrina, no Paraná, ganha centro com cães e gatos terapeutas

Em março, foi inaugurado em Londrina (PR) um centro com atendimento gratuito para crianças com disfunção de ordem cognitiva, emocional ou físico-motora. O que o diferencia de outros estabelecimentos com proposta semelhante, porém, é que ele conta com a participação de cães e gatos de terapia como instrumentos facilitadores.

Trata-se do Centro de Reabilitação do IBETAA (Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais). Segundo a diretora técnica do instituto, Luciana Issa, a inserção do cão como “coterapeuta”, ao lado de profissionais das áreas da saúde e da educação, pode ajudar pacientes que, no atendimento convencional, não evoluem.

“Outro benefício que podemos citar se refere ao tempo de evolução do assistido, ou seja, maior progresso em menor tempo, tendo como base a motivação do paciente gerada pelo vínculo humano-animal”, explica Luciana.

Inicialmente, o IBETAA atuará junto a órgãos do poder público municipal e com a Vara da Infância e Adolescência para criar parcerias com hospitais filantrópicos, com a rede pública de saúde e instituições de apoio à criança. Assim, os benefícios propiciados pelos cães terapeutas chegarão a quem mais precisa.

De acordo com Luciana, para preservar a saúde física e mental de cães e gatos terapeutas, o centro conta com uma diretoria especializada em adestramento e comportamento animal. “Fazemos exames laboratoriais, avaliação clínica e avaliação de comportamento animal periodicamente”, diz. “Os pets também estão sempre higienizados e vacinados. Têm à disposição ainda um bom espaço para correrem e se exercitarem”.

Ah, e claro: eles são tratados como membros da família e recebem muito carinho.

Apoio          

O Centro de Reabilitação do IBETAA tem o apoio de empresas como a Royal Canin, marca de alimentos Super Premium para cães e gatos, e a Boehringer Ingelheim, fabricante do antiparasitário Frontline.

“Abraçamos a causa por valorizar e saber dos incríveis benefícios da interação humano-animal. Potencializar a evolução de crianças utilizando os pets como facilitadores desse processo é algo simplesmente inovador no Brasil”, afirma Carolina Padovani, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil.

“Nós acreditamos na cinoterapia (método que utiliza cães ou outros animais como coterapeutas) como ferramenta propagadora de bem-estar. É gratificante presenciar os resultados proporcionados pelas visitas dos cães aos pacientes, fazendo com que acreditemos ainda mais na relação de amor entre humanos e animais”, complementa Bruno Gallerani, gerente de marketing para ectoparasiticidas em animais da Boehringer Ingelheim

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.