Portal Melhores Amigos | Entenda quão maravilhoso é adotar um pet deficiente
2247
single,single-post,postid-2247,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Entenda quão maravilhoso é adotar um pet deficiente

pet-deficiente-3

07 nov Entenda quão maravilhoso é adotar um pet deficiente

Se já existem zilhões de razões para adotar um pet sem necessidades especiais, imagine como é linda, importante e necessária a adoção de um animalzinho com deficiência!

Assim como humanos com necessidades especiais representam uma grande parcela da sociedade, pets deficientes não são raridade. No entanto, ainda existe muito tabu e “pé atrás” que permeia a adoção destes bichinhos singulares.

Então, para ajudar a amenizar o receio de futuros tutores destes bichos incríveis, aí vão algumas informações essenciais para uma adoção responsável.

Tipos de deficiência

“As deficiências mais comuns entre os pets para adoção são as sequelas de viroses, de atropelamentos e também de maus-tratos, como cegueira, paralisia, deficiência de algum membro, entre outras”, comenta Vera Lucia Gonçalves Leite, publicitária e diretora geral da Associação Protetora de Animais Abandonados – Acãochego, em Osasco (SP).

Lidando com as diferenças

Se você está pensando em adotar um mascotinho especial, tente não ser afobado e passe por todas as etapas que o processo requer. “As doações de pets com deficiência são mais delicadas, necessitam de mais interação entre a ONG que está doando e o adotante e também requer monitoração até que o processo de adaptação esteja totalmente concluído”, enfatiza Vera Lucia.

A diretora conta que a principal recomendação para os adotantes é para que tenham os cuidados essenciais, respeitem a deficiência do seu animalzinho, deem-lhe dignidade, segurança, conforto e respeito.

Ou seja, nada de outro mundo e que já não proveríamos para animais sem necessidades específicas, não é mesmo?

Por que adotar um pet especial?

Ainda nos dias de hoje, existe uma certa “preferência” na hora de adotar um animal e não só os pets deficientes são rejeitados, como até bichinhos de determinadas cores ficam de canto em eventos e feiras de adoção.

Por isso, é preciso ter em mente que devemos combater as desigualdades também no campo animalesco, já que, qualquer ser deste mundo necessita de cuidados e “dá trabalho”, seja ele branco, preto, caramelo, laranja, tigrado, deficiente ou não. O importante é focar no bem-estar que será proporcionado ao animalzinho – e, claro, não se esquecer de quão recompensadora será a experiência.

“Os principais benefícios de adotar um animal deficiente é que a vida dele muda radicalmente e ele passa a se sentir aceito, ser feliz e se adapta à nova casa, ao tutor e à família rapidamente. Os adotantes conhecerão o que é um verdadeiro amor e fidelidade. Os animais são extremamente agradecidos”, diz a diretora.

Animais deficientes também têm direito a um lar e a um tutor amoroso e responsável. “Só é preciso paciência, amor, carinho e dedicação”, finaliza Vera Lucia.

 

 

 

Por Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.