Portal Melhores Amigos | Dúvida: peixes têm personalidade?
1364
single,single-post,postid-1364,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Dúvida: peixes têm personalidade?

peixe_personalidade

15 mar Dúvida: peixes têm personalidade?

Apesar de “personalidade” soar como um termo um pouco estranho para usar com peixes, pesquisadores acreditam que, sim, o seu peixinho tem uma – e ela é única. “Personalidade”, segundo estudiosos, nada mais é do que um conjunto de diferenças consistentes e individuais no comportamento. Em qualquer espécie, mesmo as mais surpreendentes, como lulas ou mesmo insetos, é possível encontrar essa variedade. Isso quer dizer que o seu amigo do aquário agirá de forma diferente do peixe do seu vizinho, por exemplo.

Quer exemplos dessas diferenças? Demonstrar timidez ou ousadia quando o peixe enfrenta ameaças, como a presença de um predador; ser agressivo com peixes da mesma espécie; demonstrar curiosidade; ser sociável com outros animais; ou mesmo ser mais ou menos ativo. O mais interessante é que, em alguns casos, esses traços de personalidade podem ter sido ou herdados ou desenvolvidos como uma resposta às diferentes condições de vida que o peixe teve, desde o quanto seus pais cuidaram dele até quantas vezes teve que enfrentar predadores em seu habitat.

Para além das características individuais, é possível também determinar o comportamento de um peixe pela espécie. Bons exemplos disso são os pequenos Tetras, comuns em água doce. Ativos e pacíficos, são peixes que preferem viver em grupo, mas, quando sozinhos no aquário, tendem a ser tímidos.

“Costumo dizer que a aquariofilia não é uma ciência exata, como a matemática. Apesar das características próprias de cada espécie, um peixe pode apresentar um temperamento diferente do padrão. Em suas devidas proporções, dá para compará-los aos cachorros: Pitbulls têm fama de agressivos, mas nem todos o são. É o mesmo com o peixe Flower Horn – apesar de ser conhecido pela agressividade, existem indivíduos extremamente dóceis”, diz Renato Leite Leonardo, médico veterinário especializado em clinica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos, responsável pela empresa Doctorfish, em São Paulo.

Aqui no Portal Melhores Amigos, já falamos sobre o temperamento de diversos peixinhos. Entre eles, tem o Kinguio (o famoso peixinho dourado), uma espécie dócil e resistente; o territorialista e agressivo Baiacu Amazônico; o peixe Limpa-vidro, sociável e maníaco por limpeza; o popular Betta, conhecido por sua fama de briguento; o pacífico e coloridíssimo Lebiste; e, por fim, o Peixe-palhaço, que é calmo e resistente, além de ser estrela de Hollywood e protagonista da animação “Procurando Nemo”.

 

 

Por: Marina Maciel
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.