Portal Melhores Amigos | Conheça o aplicativo que detecta quando o animal está sentindo dor
4608
single,single-post,postid-4608,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o aplicativo que detecta quando o animal está sentindo dor

03_Ago

30 jul Conheça o aplicativo que detecta quando o animal está sentindo dor

Quem tem “filhos” pets sabem o desespero que é tentar identificar quando eles estão precisando de ajuda. Já percebeu, por exemplo, que gatos não fazem alarde quando estão doentes ou se sentindo mal?  Pois é! A ausência de sinais claros de que algo não vai bem pode se tornar um problema sério, pois dificulta a descoberta de enfermidades realmente graves a tempo de tratamento.

 

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da CESAR School e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, coordenados pelo professor e médico veterinário Stelio Luna, desenvolveram um aplicativo capaz de detectar em tempo real quando um animal está sentindo dor!

 

O aplicativo se chama Animal Pain, e estará disponível nas lojas de apps a partir de agosto para facilitar a vida de tutores, profissionais de veterinária e garantir mais qualidade de vida dos pets.

 

Como funciona?

 

Animal Pain é gratuito e pode ser utilizado pelos tutores e profissionais de veterinária. O objetivo é aprimorar a avaliação de dor animal e proporcionar mais qualidade ao atendimento clínico dos bichinhos, com a melhoria de protocolos anestésicos.

 

Alguns sinais podem ser cruciais para identificar se o animal está sentindo dor, como:

– postura errada

– nível de atividade diferente

– apetite diferente

– pressão arterial alterada

 

“Por meio desses sinais e outros que identificamos, é possível determinar se o animal está sentindo dor e em qual escala. O tutor pode acompanhar esses indicadores pelo app e levar o seu pet ao veterinário aos primeiros sinais de que algo não está bem”, afirma Melissa Pontes, engenheira sênior de testes e professora da CESAR School.

 

De acordo com médico veterinário Stelio Luna, o aplicativo vai popularizar ainda mais a escala de dor e trazer um banco de dados bem robusto para o projeto, facilitando a avaliação da dor nos animais pelas pessoas em tempo real.

 

Comecemos pelos gatinhos

 

Em um primeiro momento, o aplicativo será focado no pós-operatório de felinos, mas a ideia é abraçar o maior número de espécies possível com o passar do tempo.

 

O app traz uma série de instruções e vídeos explicativos que facilitam o uso e orientam o usuário. “A avaliação clínica pelo médico veterinário deve prevalecer sempre, mas o app ajuda também os tutores em uma primeira percepção de que algo está errado.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.