Quais as aves que podem ser criadas em casa?

As aves são animais exuberantes e algumas delas possuem um canto cativante, conquistando adultos e crianças. Porém, quem deseja ter um desses animais em casa precisa ficar atento, já que cada espécie requer cuidados específicos – como alimentação e ambiente – e nem todas podem ser criadas no ambiente doméstico, segundo legislação e as diretrizes do Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). 

Entre as aves domésticas, os passeriformes, que incluem canários do reino, canário belga e o diamante de gould, são os mais comuns e já são “queridinhos” entre as pessoas que gostam de ter passarinhos em casa. 

“São aves delicadas, coloridas e que cantam. Elas precisam de uma gaiola ou viveiro de acordo com o tamanho da ave e a quantidade de animais, com poleiros dispersos para pouso e repouso, além de espaço para voo”, orienta a médica-veterinária Erika Hayashi, da Paraíso Silvestre Vila Formosa e do Reino Silvestre Brooklin, ambos em São Paulo.

Outra espécie indicada é a calopsita, da família dos psitacídeos de médio porte. Ela pode ser criada de duas maneiras. A primeira, é a forma arisca, cuja ave não é tão dependente dos humanos e é criada em viveiros. Outra maneira é a aquisição da calopsita de criatórios especializados em aves mansas. Nesse caso, o animal é mais carinhoso, valorizando a companhia e a interação com os donos.

Aves silvestres

Aves silvestres podem ser criadas no ambiente doméstico desde que sejam adquiridas de criadores credenciados ao Ibama. Isso garante que o animal não foi vítima de tráfico e maus tratos. E lembre-se que a criação de animais silvestres sem autorização é crime e está previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.

Entre as aves silvestres mais comuns estão o papagaio-verdadeiro e arara-canindé, ambos da família dos psitacídeos, cuja principal característica é a inteligência. “Elas possuem o bico curvado e cordas vocais diferenciadas (seringes), tendo a habilidade de emitir sons próximos ao dos humanos”, observa a médica-veterinária.

Cuidados

A família que decide ter uma ave em casa precisa consultar um especialista para entender as necessidades de cada espécie, já que principalmente a alimentação é diferente para cada uma delas. 

  • De modo geral, elas precisam de espaço para voos, já que a inatividade pode levar à obesidade, acesso a folhas naturais comestíveis. 
  • Além disso, é necessário manter a limpeza periódica da gaiola ou viveiro para garantir boas condições de saúde.

“As aves também precisam de brinquedos seguros para enriquecimento ambiental. Elas são animais extremamente inteligentes e é importante incentivar a interação com diferentes objetos para exercitar o cérebro. Também é importante, assim como com outros animais, criar laços e dar amor, além de levá-las ao veterinário periodicamente”, adiciona Erika.

Veja Também