Viagens e pets: dicas para quem vai levar ou não o seu pet

Ano novo, vida nova e malas prontas para aproveitar as férias! 

 

A diferença é que, hoje em dia, cada vez mais famílias levam os pets juntos na viagem. Mas, para que a empreitada dê certo, alguns cuidados são necessários, além de um bocadinho de planejamento. 

 

Como o bem estar do pet é fundamental, a nossa primeira dica é fazer uma visita ao médico-veterinário de confiança para conversar sobre como prepará-lo para essa jornada, pois como nós humanos sabemos, ela pode ser um pouco estressante. 

 

E aproveitando a visitinha, você pode fazer um check-up no seu bichinho e atualizar a caderneta de vacinação.

 

Se essa for a primeira viagem longa do seu pet, fazer alguns ensaios antes do grande dia é uma excelente dica. 

 

  • Comece aumentando gradualmente o tempo dos passeios, e caso a viagem seja de avião, leve-o para conhecer os arredores do aeroporto, assim ele se familiariza com os cheiros e sons do local.

 

  • Acostume o seu pet a ficar na caixa de transporte e certifique-se que ela é grande o suficiente para que o animal de estimação possa se movimentar dentro confortavelmente. Não se esqueça de forrar a caixa com um tapete higiênico, um cobertorzinho – caso ele sinta frio, e também o seu brinquedo favorito, porque ninguém merece passar horas em um avião ou em um carro, sem algo para se distrair. 

 

  • A caixa deve ser segura o bastante para não escorregar quando o veículo, ou avião, se mover ou parar. É importante verificar as políticas da companhia aérea sobre o transporte de animais domésticos. E jamais deixe o seu animal de estimação sem a tag de identificação (aquela medalhinha com o nome, que vai na coleira!)

 

Assim como nós, humanos, os pets também precisam ter sua malinha com tudo que é indispensável para a duração da viagem, como comida, água, medicamentos – indicado pelo médico-veterinário – e alguns petiscos. 

 

  • Certifique-se que tem todos os documentos necessários para a viagem estão em mãos, como atestado de saúde, comprovante de vacinação e qualquer outra informação médica pertinente em caso de emergência. 

 

  • Ofereça uma alimentação mais leve antes da viagem pois, um estômago muito cheio pode causar enjoos e vômitos durante o percurso. E antes de embarcar, faça  alguns exercícios com o seu bichinho para que ele gaste um pouco energia e se sinta mais relaxado durante a viagem. 

 

  • Se for possível, programe algumas paradas durante o percurso para ele possa alongar as patas e ao chegar ao seu destino, reserve um tempo para explorar com seu animal de estimação e deixe-o se acostumar com o novo ambiente. 

 

  • Outro fator importante é verificar se o local onde se hospedará aceita animais. Caso não fique na casa de um familiar ou amigo, existem muitos hotéis que oferecem boas acomodações para famílias com pets, pode ser que exista uma pequena taxa para acomodar seu amigo peludo, mas nada supera uma boa noite de descanso pós viagem.

 

Sabemos que muitos animais são abandonados durante esse período do ano, então não os deixe para trás ou aos cuidados de um estranho.

 

Leve-o consigo para desfrutar de toda a diversão que a viagem pode oferecer, e eu posso te garantir, que essa pequena ação vai gerar memórias incríveis para todos!

 

Fonte: Via Travelers

Veja Também