Quais cuidados devo tomar com o meu pet no verão?

Não tem estação mais gostosa para curtir as férias que o verão, mas você sabe quais são os cuidados que precisa tomar com o seu pet durante a estação mais quente do ano? 

 

Confira algumas dicas de precauções simples para manter o seu pet hidratado e tranquilo para aproveitar o verão.

 

Visite o médico-veterinário. Você provavelmente já leu essa orientação por aqui no Portal Melhores Amigos, mas este deve ser um hábito para os donos de pets. Certifique que seu bichinho está com todas as vacinas em dia, principalmente, para prevenir algumas doenças mais propícias no verão.

 

Assim como nós, seres humanos, cães e gatos têm a maior parte do peso corporal composto por água. Por isso, é fundamental manter os potinhos sempre limpos e com água fresca, visto que eles costumam se desidratar muito rápido em dias quentes. 

 

Quer ajudar de forma mais divertida? Você pode oferecer cubos de gelo, cenoura congelada ou alimentos úmidos para ajudar o seu bichinho a se refrescar no calor.

 

Raças braquicefálicas, ou seja, com focinhos achatados como pugs, boxers e gatos persas, são mais suscetíveis à insolação. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. Sintomas como respiração ofegante, aumento da frequência cardíaca ou dificuldade respiratória, pode indicar que o animal está com hipertermia. 

 

Isso ocorre quando os animais são expostos ao calor excessivo, com isso o organismo não consegue fazer a regulação térmica, aumentando a temperatura interna, e em casos mais graves, pode levar o animal a óbito.

 

ATENÇÃO: Caso você note algum dos sintomas citados acima, aconselhamos que retire o animal da situação de calor, coloque uma toalha úmida sobre ele para diminuir a temperatura corporal e o leve imediatamente ao médico-veterinário para o suporte necessário. 

 

Para os apaixonados por praia e piscina, é preciso se atentar pois nem todo animal é um exímio nadador. 

 

Evite acidentes não deixando o seu animal de estimação sem supervisão, e próximo de piscinas descobertas. E se tiver o costume de levar o pet para tomar banho de mar ou em piscinas, lembre-se de enxaguá-lo muito bem com água corrente após nadar para remover todo o cloro ou o sal do pelo. 

 

Em dias quentes, a tosa pode ser um grande alívio para cães e gatos de pelos longos que vivem em ambientes tropicais, mas o dono deve se ater, já que a pelagem os protege do superaquecimento e de queimaduras solares. 

 

Nesse caso, o mais indicado é a escovação para retirar o excesso de pelos.

 

Não é porque é verão que as caminhadas devem acabar, longe disso! Você pode continuar, desde que de preferência por horários com temperaturas mais amenas, logo cedo pela manhã ou ao final da tarde. Uma boa maneira de conferir se o chão está muito quente é verificar o asfalto com a sola do pé, se estiver tão quente que seja impossível caminhar descalço, está quente demais para o animal também.

 

Por fim, mas tão importante quanto as outras dicas que demos, jamais deixe o seu gatinho ou cãozinho trancados dentro do carro, mesmo que por um curto período de tempo, pois a temperatura dentro de um automóvel pode chegar muito rapidamente a 70ºC. Então se precisar sair, deixe o seu pet em casa.

 

Não esqueça de beber água, e até a próxima!

Veja Também