Coelhos são ultrafofos, e ninguém consegue questionar isso. Mas quem escolhe um desses animais como pet precisa tomar alguns cuidados – tanto no ambiente no qual esse animal será inserido, quanto na relação com outros animais que se possa ter na casa.
Um desses cuidados é observar se o seu animal está tremendo.
“Coelhos não são sensíveis ao frio e sim ao calor. É normal em dias muito quentes eles tremerem de calor. Para aliviar, é necessário promover refrigeração ambiental”, diz Nickolas Gasparetti, proprietário do criadouro Recanto do Coelho. “Ligue os ventiladores, e coloque garrafas de água gelada para eles deitarem encostados e se refrescarem. Um piso geladinho também é muito útil para refrescar e acalmar os tremores!”
Quando estão com medo também costumam tremer. Isso acontece quando há mudanças de ambiente, visitas de estranhos, barulho muito alto ou até mesmo o medo de outros pets que o tutor possa ter, assim como o estresse. Um coelho estressado é uma realidade comum, principalmente quando há excesso de estímulo. Criar um ambiente limpo, silencioso e mais escuro ajuda o pet a se acalmar.
Outros cuidados
“Por mais adoráveis que os coelhos sejam, esses bichinhos exigem cuidados como qualquer outro pet. Eles fazem bagunça como qualquer outro bichinho, e possuem necessidades também, mas trazem muita, muita alegria para o seu tutor”, diz Gasparetti.
No entanto, é importante levar em consideração que coelhos são extremamente territorialistas, então antes de colocar um segundo amiguinho, é importante considerar a castração de ambos, indiferente so sexo do animal, eles devem ser castrados.
“Atenção redobrada também às orelhinhas dos bichinhos, otites e outras inflamações no canal auditivo do coelho também causam pequenos tremores. Esse tipo de inflamação faz com que ele balance a cabeça com muita frequência do que habitual. Se os tremores virem acompanhados de sintomas que não fazem parte da normalidade do animal, como falta de apetite, dentes rangendo, apatia, gemidos, diarréia, é necessário levá-lo a um veterinário de confiança”.
Por serem presas na natureza, coelhos escondem os sintomas quando estão doentes, e quando eles nos permitem perceber, a situação pode estar mais avançada do que se imagina. Então, ter o contato de um médico-veterinário especializado em animais silvestres é importantíssimo!
Atenção!
O excesso de calor pode matar um coelho de hipertermia (produção de calor corporal excessiva). Nesse caso, se os tremores ficarem violentos, eles podem entrar em colapso e acabar falecendo em poucos minutos. Se o seu coelhinho é de uma raça mais peluda, pode valer a pena fazer a tosa para manter o pelo mais baixo em épocas mais quentes.