Quem tem cães sabe que é comum surgir remela após o animal tirar um cochilo. Embora seja algo normal, a alteração de cor, quantidade ou textura pode indicar algum problema de saúde. Por isso, é importante estar sempre atento, já que algumas mudanças podem indicar doenças sérias que afetam não apenas os olhos.
Renata Pinheiro, médica-veterinária da Guiavet, explica que a remela é a cristalização das substâncias presentes nas lágrimas, que são produzidas diariamente pelos animais e servem para lubrificar os olhos. Ela costuma aparecer quando o cachorro passa por períodos de relaxamento, como uma longa soneca.
“Isso não deve ser motivo de grande preocupação caso seja produzida em pequenas quantidades, igualmente em ambos os olhos e tenha uma cor translúcida, que pode variar de completamente transparente a levemente amarelada. Antes de tudo, é importante conhecer nosso pet para conseguir identificar possíveis alterações”, detalha.
Os principais sinais de que algo não vai bem é o aumento da quantidade, a mudança de cor, principalmente se ficar mais esbranquiçada ou purulenta, e a produção desigual entre os olhos. As alterações podem indicar lesões locais e até mesmo infecções virais mais graves, como a cinomose.
“Quando acontece alguma lesão diretamente no olho do pet, o corpo irá produzir mais lágrimas para lubrificar seu olhinho e, com isso, mais remela. É o que vemos em casos de irritação, lesão na córnea e síndrome do olho seco. Existem algumas doenças sistêmicas, principalmente as doenças virais, que podem aumentar a quantidade, deixar a textura mais pegajosa ou mudar a cor para mais esbranquiçada ou esverdeada”, exemplifica Renata.
As infecções oculares também podem causar alterações parecidas Por isso, a recomendação é procurar um médico-veterinário de confiança caso note qualquer desordem no seu amigo de quatro patas.
“Diferentemente de outras estruturas como a pele, o olho é muito sensível e qualquer lesão, por mais simples que pareça, pode desencadear um quadro grave que pode levar à perda da visão. Além disso, a remela pode ser um sinal de que algo não está certo com o organismo do animal, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças”, alerta a profissional.
Caso a produção de remela esteja regular, o dono pode limpar o que ficou acumulado ao redor dos olhos.
A limpeza deve ser feita com um algodão umedecido com soro fisiológico, passando-o delicadamente para dissolver a remela aos poucos. Soluções de limpeza para ouvidos nunca devem ser utilizadas para esse fim, assim como não se deve usar colírios sem a recomendação de um médico-veterinário.