Ao adotar um cachorro, um dos primeiros ensinamentos é ensiná-lo a fazer as necessidades no local correto. Ricardo Fontão de Pauli, médico-veterinário comportamentalista, ressalta que os cães buscam locais calmos e confortáveis para fazer o xixi e o cocô. “Instintivamente, o cão sempre escolhe um ambiente com superfície absorvível. Na natureza, ele vai escolher um local com grama, terra ou areia. Em casa, geralmente, ele vai procurar um ambiente que já tenha cheiro de urina, pois ele entende que aquele local é propício para isso. Então, para evitar que o seu cão faça xixi no local errado, é preciso eliminar o cheiro de forma correta do local.”
Em determinados casos, mesmo com o adestramento em dia, os cachorros, de uma hora para outra, começam a fazer suas necessidades no local errado. Uma das causas mais comuns, segundo de Pauli, são problemas relacionados à separação.
Cães e gatos que ficam ansiosos, ou que sofrem muito no período de ausência do dono, podem fazer xixi e cocô fora do local adequado. “O nível de ansiedade do pet é tão elevado que ele procura um ambiente de segurança e que tenha mais cheiro do dono, como sofá e cama”, explica Pauli. Existe também um outro padrão para que cães comecem a fazer cocô e xixi fora do local: é a demarcação de território. Machos e fêmeas não castrados, principalmente os machos, urinam em diferentes lugares para demarcar território.
Para reeducar o cão, é preciso entender a causa deste comportamento.
Se for ansiedade por separação, deverá ser tratado. Caso seja a demarcação de território, a primeira tentativa é utilizar eliminadores enzimáticos. Após a limpeza do ambiente, o dono utiliza esses produtos para quebrar as moléculas de ácido úrico e, dessa forma, impossibilitar que o cachorro identifique o cheiro da urina no local, desestimulando o pet a errar novamente ou querer demarcar o território.
De Pauli também comenta sobre a atenção e paciência que os donos devem ter ao ensinar seus pets sobre onde devem ser feitas as necessidades.
“Muitas vezes, os donos chegam em casa e veem o xixi e o cocô no local errado e querem punir o pet. Porém, o delay de aprendizado, seja o de reforço ou correção, é de três a cinco segundos em relação aquele comportamento. Passando esse período, o cachorro não vai aprender nada com isso. Ele só vai sofrer. Então, quando identificar que seu cão fez cocô e xixi no local errado, evite punições pois isso dificulta o aprendizado correto. Se a situação se prolongar, procure um médico-veterinário comportamentalista de sua confiança para garantir que tal comportamento não está relacionado a algum problema de saúde”.