Os cães são parceiros tão íntimos dos seres humanos que é natural nos perguntarmos se eles percebem o mundo de forma semelhante à nossa. Por isso, uma das principais curiosidades é se os cães enxergam a realidade como nós.
Uma das principais dúvidas é a respeito das cores. A resposta é que o mundo deles não é igual ao nosso. Pelo menos quanto ao colorido que enxergam.
Não é verdade que os cães enxerguem em “preto e branco”. O mundo dos cães é feito de tons de amarelo e azul, além do preto e branco. Isso faz com que eles não consigam captar tons relacionados ao vermelho, o que restringe, mas não limita o colorido do mundo dos cachorros.
Mas por que existe essa diferença? A resposta é em nível celular: existem células especializadas no olho dos animais chamadas de cones. Os humanos possuem três tipos de cones (uma para cada cor primária, azul, vermelho e amarelo). Os cães têm dois tipos – para amarelo e azul – fazendo com que eles sejam praticamente daltônicos!
Para se ter uma noção melhor, basta pensar que o vermelho percebido por um humano vai ser notado como uma espécie de marrom escuro por um cachorro. Verde, amarelo e laranja serão percebidos como tons de amarelo. Algo entre o azul e o verde se traduzirá como cinza.
Prós e contras de enxergar como um cão
No entanto, os cães possuem habilidades muito mais ligadas à ancestralidade desses animais, ou seja, sua conexão com os lobos. Por isso, eles enxergam muito melhor no escuro, já que a pupila do olho canino tem uma capacidade de expansão muito maior do que a nossa. Também possuem uma membrana a mais, chamada tapetum lucidum [ou tapete lúcido]. Esse detalhe faz com que a luz não capturada pelos cones e bastonetes (outro tipo de célula) retorne à retina. Qualquer pequena quantidade de luz é muito mais aproveitada pelo seu amigo! Os gatos também possuem essa membrana.
A maioria das raças também tem uma amplitude visual maior do que a dos humanos, o que os ajuda a detectar movimentos que ocorrem praticamente atrás deles.
No entanto, possuem pouca sensibilidade de distância. Ou seja, eles enxergam mal o que está mais longe, sendo praticamente míopes: os cães enxergam com detalhe até cerca de seis metros de distância. Já os humanos com visão saudável têm uma capacidade de cerca de 22 metros.