Por quanto tempo o cachorro pode segurar a urina?

Esse, com toda a certeza, é um dos questionamentos que mais recebemos em nossas redes sociais, e que é muito difícil de responder, afinal, não existe uma regra. 

 

Mas e agora, como vou saber se meu cãozinho não está com um problema urinário? 

 

Primeiro é preciso entender que o tempo que um cão pode segurar a urina depende de diversos fatores, como alimentação, ingestão de líquidos, fase da vida, porte do cão.

 

Quantas vezes por dia um cachorro precisa urinar?

 

Segundo Fabiana Pozzuto Poppi, mestre e doutoranda em Cirurgia Veterinária pela UNESP/FCAV, quanto menos tempo a vesícula urinária se mantiver repleta, melhor será. “A distensão desse órgão, bem como a concentração da urina, pode fazer mal ao organismo, levando, por exemplo, a formação de cristais (areia) na urina, urólitos (cálculos), infecções, inflamações e outros problemas.”

 

Como saber se o cachorro está com infecção urinária?

 

Os indícios mais comuns, e que os donos precisam prestar atenção, são a hematúria (presença de sangue na urina), estrangúria (emissão lenta e dolorosa da urina), polaciúria (micção frequente) e lambedura em excesso da genitália.

 

“Para o diagnóstico preciso da infecção urinária, é necessária a avaliação do paciente por um médico-veterinário, que deverá solicitar exames de urina e ultrassonografia para que o tratamento seja certeiro”, afirma Fabiana Poppi.

 

Ela ainda diz que o ideal é que seu amigo tenha sempre livre acesso a locais para urinar e defecar, conforme suas necessidades. Uma opção para ambientes internos, como apartamentos, é fazer uso de tapetes higiênicos e atrativos (aqueles produtos em gotas, que estimulam o animal urinar no local instilado).

 

Até a próxima!

Veja Também