O ferret é esperto, curioso e incrivelmente fofo! Mas quem tem um destes animais da família dos furões em casa sabe que, quando surge uma chance, entra em todos os buracos e frestas pela frente. Inclusive, ralos e cano do vaso sanitário! Isso porque o animal é movido à curiosidade e gosta muito de explorar.
Por isso, a médica-veterinária Manuela Dias, especializada em animais silvestres, aconselha que eles não fiquem soltos pela casa. “Esses lugares (frestas e buracos) precisam estar fechados e protegidos, bem como janelas e portas, pois o ferret é ágil e consegue fugir muito habilmente. Como a espécie já é comercializada no Brasil há algum tempo, é possível encontrar gaiolas próprias para o ferret, importadas dos Estados Unidos. Sempre que o furão estiver solto, ele precisa de supervisão”, orienta.
De acordo com a especialista, ferrets são naturalmente questionadores e exploradores. Ao mesmo tempo, também são oportunistas determinados quando decidem alguma coisa. “Se o seu ferret te ver passando por uma porta regularmente, ele vai querer seguir você e tentará se esgueirar por aquela porta toda vez que tiver chance. Como ele é muito ágil, é capaz que consiga fugir e você nem vai perceber”, conta.
Mas isso não significa que ele não gosta do tutor, da casa ou que está infeliz. O ferret só tem um inerente espírito aventureiro e não se dá conta dos perigos que o espera do lado de fora, ressalta Manuela. “Um ferret perdido dificilmente encontra o caminho de casa”, diz.
Não tem um ferret e está pensando em ter um desses espertinhos em casa? Não deixe de ler também esta notícia do Portal Melhores Amigos para saber todos os cuidados necessários.