Pequenos mestres: hamsters são fonte de aprendizado para as crianças

O brilho no olhar de uma criança quando ela é presenteada com um bichinho de estimação não tem preço. Além de preencher o coraçãozinho da criançada, os pets podem trazer inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento. E, imagine você, até um serzinho que cabe na palma da mão tem essa capacidade de ajudar as crianças. Sim, estamos falando dos hamsters!

Além de serem mascotes excelentes para quem vive em um ambiente reduzido, os hamsters podem estimular o desenvolvimento dos pequenos. “O hamster é ideal para crianças acima de 4 anos de idade, que já podem compreender os comportamentos diferenciados deste animal, bem como seus limites”, explica Erika Hirs, psicóloga e psicopedagoga.

Segundo a psicóloga, alguns comportamentos da espécie podem servir de exemplos para ensinar a criança sobre seus próprios costumes. “Hábitos alimentares (o grande apetite e o acúmulo de alimentos) e o grooming (autolimpeza), por exemplo, podem ser utilizados para o aprendizado da criança em relação à alimentação e à higiene pessoal”, conta Erika.

Por terem um corpinho compacto, digamos assim, estes pequenos roedores tem outro ponto positivo em relação ao desenvolvimento da criançada. “Os hamsters, por seu tamanho menor, também são pets que podem estimular a motricidade fina e o olhar minucioso e detalhista na criança”, relata a psicopedagoga.

Erika ainda ressalta que “ter qualquer animal de estimação ajuda a criança a desenvolver o senso de responsabilidade e a habilidade de respeitar os limites do outro”. Ou seja, pets são tudo de bom e ponto para os hamsters!

 

 

 

Por: Paula Soncela
Veja Também