O que faz um pet shop ser seguro para seu pet?

Ninguém discorda: quando levamos o nosso bichinho de estimação a um pet shop, queremos que ele seja bem tratado. Mas você já parou para pensar o que faz um pet shop seguro? A doutora Anelise Espinar, médica-veterinária há 20 anos, nos deu algumas dicas valiosíssimas na hora de escolher um pet shop.

 

Vamos a elas! 

 

Os pets se comunicam por meio do comportamento. Por isso, quando não estão em um ambiente agradável, a mensagem se manifesta fisicamente.  Se o seu animal está voltando do pet shop abatido, ou agitado demais, vale a pena ficar alerta. 

 

Mas é claro: quem mais conhece seu pet é você. Se ele tem medo de ficar fora de casa, longe do tutor ou em contato com outros animais, e você já espera uma reação dele por conta disso, avalie de forma diferente. 

 

Um pet shop precisa ter alguns requisitos para poder atender ao público 

 

“Observe se há equipamentos que aumentem a segurança do pet no local, como porta para evitar fuga, se ele é climatizado, se os produtos são de qualidade e se os profissionais são treinados, com experiência. Esses são alguns dos atributos para um pet shop qualificado”, salienta Anelise. Um local limpo e organizado é essencial na hora de escolher um pet shop, “Sugiro procurar indicações e a opinião de outros clientes, ou mesmo visitar o estabelecimento. Uma pesquisa rápida no Google e nas redes sociais do estabelecimento também ajuda a conhecer mais sobre o local.”

 

Para os profissionais que fazem banho e tosa, é necessário uma comprovação de formação, pois cada animal é peculiar a seu modo, e o profissional precisa entender como cada um age para melhor tratar o bichinho.

 

O local precisa dispor de um área mínima de dois metros, com piso e paredes impermeáveis, e chão liso e resistente a desinfetantes. “O ideal em um petshop é que a equipe de banho e tosa ao notar qualquer alteração, ferida, alergia ou mesmo dor, antes de iniciar o procedimento, avise o tutor imediatamente, evitando qualquer tipo de mal entendido futuro”. 

 

O ideal é que, durante esse procedimento, um médico-veterinário esteja presente, caso haja algum incidente, como corte acidental, a fim de atender prontamente o animal ou orientar o tutor.

 

O dono do estabelecimento é responsável por cuidar das condutas para armazenamento correto de alimentos, medicações e outros produtos para animais pelos critérios de higiene no comércio, seguindo as diretrizes gerais de responsabilidade técnica de nº 1069/2014.

 

Muitas pessoas podem achar que casa de ração e pet shop são as mesmas coisa, mas se engana quem pensa assim. A casa de ração é uma loja voltada para a venda de alimento para diversas espécies de animais, já o pet shop é uma loja de artigos para animais domésticos, com uma ampla variedade de produtos e cuidados, como rações, acessórios, produtos de higiene, medicamentos entre outros.

 

Após fazer todas as pesquisas necessárias, e seguindo algumas diretrizes, tenho certeza que você vai encontrar o local perfeito para cuidar do seu bichinho de estimação!

Veja Também