Você sabe como se prevenir de uma infestação de insetos? Quais são os riscos? Como se inicia uma infestação? O assunto de hoje é importantíssimo e é normal que muitas dúvidas surgem na cabeça dos tutores de cães, gatos e outros animais de estimação. Mas vamos lá.
Na visão geral os primeiros indícios de uma infestação são larvas ou insetos adultos, vistos a olho nú, caminhando sobre os pacotes de ração ou, no pior dos casos, ao abrir o pacote.
Os tipos mais comuns em infestações são Ephestia elutella, Necrobia rufipes, Rhyzopertha dominica e Tribolium castaneum.
Uma dica para o lojista, é que ao perceber uma migração de gorduras de algum produto dentro da loja, deve contatar a empresa fornecedora imediatamente e remover os pacotes, para evitar uma possível contaminação, uma vez que esse problema pode estar ligado a atração das pragas e insetos. Além disso, também precisa solicitar o procedimento de expurgo a uma empresa de controle de pragas especializada.
“No caso do consumidor final, ao detectar qualquer indício dentro do pacote do produto, deve comunicar a loja em que se fez a compra, fechar e isolar o pacote, fazendo o descarte e suspender a alimentação do pet”, explica Halison Fonseca, supervisor da Qualidade Nutrire.
Importante ressaltar que uma vez que o pacote de ração estiver infestado, não é possível reaproveitar o produto.
Locais que podem iniciar a infestação
Esse ponto é bem importante, afinal, existem muitos locais que podem se iniciar, variando da forma de armazenamento, higiene, controles internos de empresas e muito mais.
“As chances de uma infestação ocorrer na cadeia de matérias-primas e no varejo são mais altas. Em seguida, na casa do próprio pet, já que muitos tutores armazenam de maneira incorreta. Por fim, mas não menos importante, na cadeia industrial do pet food e na produção”, afirma Fonseca.
Quais são os riscos do pet consumir uma ração infestada?
Não existem riscos graves, no entanto, o pet pode ficar doente se ingerir algum verme. Geralmente os cachorros são mais resistentes, mas, infelizmente, podem desenvolver náuseas, vômitos e diarreia após comer uma grande quantidade.
Como prevenir que ocorra outra infestação?
Basta seguir as recomendações de armazenamento, presentes na própria embalagem do produto, manter o ambiente higienizado, e solicitar ao fabricante, no caso do lojista, o material das boas práticas de armazenamento, além de cartilhas de combate a pragas e insetos.