Manter o pet food do seu animal de estimação bem conservada é uma tarefa tão simples quanto importante.
Afinal de contas, é dos principais cuidados para mantermos a boa saúde e bem-estar do animal, além disso, um saco de ração já infestado deve ser totalmente descartado.
Geralmente os primeiros indícios de uma infestação são: larvas ou insetos adultos, vistos a olho nu, caminhando sobre os pacotes de ração ou, no pior dos casos, ao abrir o pacote.
Os tipos mais comuns em infestações são Ephestia elutella, um tipo de traça; o Necrobia rufipes, o besouro-do-presunto ou besouro-do-couro; o Rhyzopertha dominica, o gorgulho-dos-cereais e o Tribolium castaneum, o besouro-da-farinha-vermelha.
Se meu pet consumir uma ração infestada, quais são os riscos?
Em primeiro lugar, cada pellet (o grãozinho) de ração que foi invadida por uma larva de algum inseto, torna-se como um invólucro vazio, uma casa sem valor nutricional. Se um grão perde todo seu valor como alimento, imagine a quantidade de nutrientes que não é perdida em uma porção que seu animal está habituado a comer.
Além disso, a ingestão das larvas e dos insetos pode gerar reações alérgicas, além de se tornar uma brecha para que bactérias e vírus entrem no organismo do seu pet, causando inúmeras doenças.
Geralmente os cães são mais resistentes a esse tipo de inseto. Mas, mesmo assim, podem desenvolver náuseas, vômitos e diarreia após comer uma grande quantidade.
Para evitar que isso aconteça, basta seguir as recomendações de armazenamento presentes na própria embalagem do produto e manter o ambiente higienizado.