Florais são essências de flores e plantas diluídas em água e conservante. Eles podem ajudar os animais da mesma forma que ajudam os humanos: restaurando seu equilíbrio emocional em situações de medo e estresse. De quebra, contribuem para corrigir problemas comportamentais que os pets, vez ou outra, desenvolvem.
“Os florais podem ser utilizados por quaisquer espécies, visto que todos os animais possuem emoções, e os florais são uma ferramenta muito útil para equilibrá-las”, disse a farmacêutica Alessandra Silva.
O tratamento é recomendado em diversos contextos (quando o pet sente saudades do tutor ou estranha a chegada de um novo membro na família, por exemplo) e para uma variedade de enfermidades, como depressão, ansiedade e gravidez psicológica. Não raro, é utilizado também para o adestramento do cãozinho.
“Eles agem por si só e não precisam ser associados a tratamentos medicamentosos. É muito importante ressaltar, porém, que os florais agem de forma complementar a qualquer tratamento médico já em andamento, não devendo substituí-lo ou alterá-lo sem a devida orientação”, afirmou Alessandra.
Por fim, vale destacar que os florais não apresentam nenhum tipo de contra indicação ou reação adversa, e, portanto, não oferecem riscos ao pet. De toda forma, como sempre, deve-se buscar orientação do médico veterinário – procure também um terapeuta floral. “Isso garante que a escolha das essências seja feita com coerência, além dos devidos cuidados com a seleção do conservante”, alerta Alessandra.