Evite insetos no pet food do seu melhor amigo de uma vez por todas

Uma coisa é certa: como qualquer alimento, o pet food é sensível à contaminação por insetos. E um dos principais locais que propiciam essa má surpresa é nossa residência. Até porque é natural que dentro de nossos lares exista menor vigilância de fatores que em fábricas, armazéns e nos comércios são controlados até digitalmente, ou possuem equipes específicas para vigiá-los. 

 

Estamos falando de umidade, variação de temperatura, poeira e incidência de luz solar.  É por isso que devemos ficar atentos para diminuir o risco. De acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o produto pet pode ser contaminado por mais de 60 espécies daqueles que são classificados como “insetos de produtos armazenados”. 

 

Uma característica comum a esses invasores é o poder de infestação em condições minimamente favoráveis. O que significa que em condições totalmente favoráveis, a infestação pode se consolidar rapidamente, em poucas semanas. Eles não precisam de muito. Os insetos necessitam de apenas quatro fatores para seu desenvolvimento e proliferação: acesso, abrigo, alimento e água. O pet food, de uma vez só, garante fonte de alimento e água! 

 

Então, como evitar a infestação de insetos?

 

Veja as dicas de acordo com a Abinpet: 

  • Primeiro passo é verificar se o pacote de ração que está levando para casa não possui rasgos ou furos que permitam a entrada de insetos no produto, por menores que sejam. Acidentes podem acontecer no ponto de venda, por exemplo. 

 

  • Em casa, evite que o alimento fique em contato direto com o chão, ou encostado em paredes. Guardar o pet food assim faz com que seja mais fácil que as pragas encontrem o saco de ração.

 

  • Após servir seu pet, feche bem a embalagem. Atualmente as marcas de ração oferecem os produtos com lacres que facilitam abrir e fechar a embalagem de forma eficiente. Por isso mesmo, evite transferir o produto para outro recipiente. Além disso, a transferência para outro pote ou saco pode fazer com que um ou outro pellet (cada grão da ração) se perca pelo chão, o que pode atrair insetos e outros animais.

 

  • Umidade ou temperatura muito alta também podem comprometer a integridade do alimento. Por isso, a recomendação de manter sempre em local fresco e seco.

 

  • Ofereça sempre a quantia que seu animal está acostumado a comer, no horário de costume. Assim, a chance de sobrar alimento no pote é menor. Além de poder atrair pragas, a ração que sobra também está sujeita a contato maior com umidade, e traz riscos ao animal e toda a família.

Por fim, não esqueça de lavar os utensílios do seu pet regularmente! Você também não gosta de se servir em louça suja, não é mesmo?

 

Veja Também