Muita gente já presenciou a cena de flagrar o cão comendo grama do jardim ou de qualquer canteiro no caminho dos costumeiros passeios pela rua. Será que isso é normal?
Diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, cães são onívoros (alimentam-se tanto de carnes quanto de vegetais) e não carnívoros, ressalta a médica-veterinária Bruna Bons, especializada em comportamento animal. Segundo ela, existem algumas hipóteses a respeito da ingestão de grama por cães: déficit de fibras na dieta; mal-estar gastrointestinal; parasitoses intestinais (cuja maior incidência se dá em filhotes) e comportamento aprendido para atrair a atenção do tutor.
Para esse último caso, Bruna explica que isso se dá porque a maioria dos tutores não gosta do fato de ver seu cão comer grama, principalmente se estiver na rua, e para imediatamente o que está fazendo para impedir a ação do seu animal, dando atenção exclusiva a ele.
Para a médica-veterinária, não se deve associar necessariamente a ingestão de grama com algum tipo de doença, pois apenas 10% dos cães com esse comportamento apresentam enfermidade prévia e 20% vomitam após comê-la.
“Acho saudável permitir que os cães comam grama, porém alguns cuidados são importantes: manter o programa de desvermifugação e de vacinas sugerido por um veterinário”, recomenda Bruna. Outra dica é ter gramíneas plantadas em um vaso, que pode ficar dentro de apartamentos, exclusivas para o animal de estimação. Essas gramíneas podem ser adquiridas em lojas de produtos para animais.