Você sabe com qual frequência deve ser trocada a ração do seu pet?
Se você acompanha o Portal Melhores Amigos já deve saber que o pet food é uma excelente opção de alimento para os pets.
Além de prático para servir e armazenar, é feito seguindo normas rígidas de controle de qualidade e tem todos os nutrientes e sais minerais que nossos melhores amigos precisam.
Afinal de contas, de acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – cada grão de pet food dentro de um pacote tem todos os nutrientes que seu pet precisa.
Isso quer dizer que a criação de cada linha de ração, seja qual for a espécie do seu animal, leva em consideração quais são os itens essenciais específicos para ele, de acordo com o porte, idade e o nível de atividade.
Sabendo disso, é recomendado trocar o pet food do seu pet com frequência?
De modo geral não, mas em algumas situações a troca será necessária:
- Quando o pet trocar de fase de vida (o filhote se tornando adulto, ou quando o adulto se tornar idoso);
- Se o pet tem apresentado ganho de peso, se é uma fêmea em gestação ou lactação;
- Após a castração, para prevenir o ganho de peso excessivo
- Nas situações de enfermidade que exigem uma dieta especial para ajudar no tratamento, como nos casos de doença renal crônica, obesidade, diabetes, hipersensibilidade alimentar entre outras
Mas atenção: não tome decisões sem consultar um médico-veterinário de confiança. É este o profissional que irá indicar a melhor alternativa para seu pet, caso seja necessário trocar o pet food.
E a qualidade da ração, faz diferença?
A qualidade e segurança do alimento são fundamentais. Mas além de optar por uma marca da sua confiança, observe as condições de armazenamento na loja. Tenha certeza de que o pacote do alimento adquirido não apresenta pequenos furos ou até rasgos que podem ter facilitado a contaminação do alimento por insetos ou outras pragas.