Os hamsters são animais macios e fofinhos, daqueles que não podemos evitar pegá-los em nossas mãos para acariciá-los e brincar com eles. No entanto, nem sempre gostam de serem agarrados e reagem com uma mordida.
Esses animais são guiados pelo cheiro, uma vez que a visão não é uma das suas principais habilidades, de acordo com o médico veterinário Joaquim Fernando Gazola. “Quando eles detectam um cheiro que não é familiar, mordem como parte do seu sistema de autodefesa”, explica.
Quando um novo hamster é trazido para casa, ele tem que se adaptar a uma nova casa, uma nova família, uma nova gaiola e talvez até algum outro animal de estimação na casa, explica o veterinário. “Você pode imaginar o quanto deve ser difícil sentir o cheiro de tantas coisas novas ao mesmo tempo”.
Se, além de todas essas coisas novas para ele, tentarmos pegá-lo é possível que ele fique ainda mais sobrecarregado e que tente nos morder. “Outra razão pode ser que o proprietário anterior do animal não o tenha acostumado a estar nas mãos de ninguém, então, quando alguém tenta pegá-lo, ele pode se sentir ameaçado e responder com uma mordida”, lembra Gazola.
Pegá-lo com as mãos depois de manipularmos alimentos pode ser outro problema. O animal pode pensar que é comida real e, então, ele pode tentar comer um pouco. “O período do ciclo reprodutivo é um outro momento ruim para segurar um hamster, pois geralmente eles estão de mau humor”, diz o veterinário.
Como evitar mordidas
– Pegue o bicho o mínimo possível. Os hamsters são animais independentes, então, querer mantê-los em suas mãos o tempo todo pode sobrecarregar o animal.
– Lave as mãos. Seu animal deve sentir apenas seu cheiro. Evite o cheiro de alimentos ou qualquer outra coisa que suas mãos possam ter tocado. Isso só vai assustá-lo e descontrolá-lo.
– Não remova sua mão se ele te mordiscar gentilmente. O animal só quer saber o que há em sua mão.
– Antes de tocá-lo, deixe-o cheirar você. Não pegue-o desprevenido, isso evitará que ele se assuste.
– Fale com ele para que ele reconheça sua voz. Assim, ele não entrará em pânico quando uma mão de repente entrar em sua gaiola.
– Deixe ele se aproximar. Junte as duas mãos e deixe que ele venha até você. Ele vai te cheirar e mordiscar. Logo, é possível que esteja pronto para você tocar nele.
– Não permaneça muito tempo com ele em suas mãos para que não fique estressado.