peixe palette dory

Cirurgião – patela: o lindo peixe azul royal

Você pode até não reconhecer pelo nome, mas o peixe cirurgião-patela é praticamente uma celebridade de Hollywood, ou pelo menos entre os funcionários da Pixar e os fãs do filme “Procurando Nemo”. A sua espécie é a mesma que a da peixinha Dory, a companheira esquecida de Marlin durante a saga da busca pelo seu filho, o Nemo.

Dono de um azul royal penetrante, o cirurgião-patela tem a pele dura e cheia de pequenas escamas pelo dorso, já a cor de sua cauda é amarela. Tem pelo menos um par de lâminas afiadas na base de sua barbatana da cauda, que servem tanto para situações de defesa, como ataque. Eles podem ser facilmente encontrados em zonas de corrente, perto de recifes de coral Pocillopora eydouxi, e quando precisam se esconder, é normal se apertarem entre os ramos deste coral.

Sua espécie pode chegar a 30 centímetros. São peixes onívoros, ou seja, têm uma dieta que mistura produtos de origem vegetal e animal – como pequenos insetos. Quando jovens, comem principalmente plânctons, e  conforme ficam mais velhos, complementam a alimentação com algas.

Não é um animal com risco de extinção. Em habitat natural, como é de água salgada, pode ser encontrado ao longo do Indo-Pacífico, entre os recifes do leste da África, Havaí, Japão, Samoa e Nova Caledônia.

 

 

Larissa Godoy
Veja Também