Palatabilidade: qual a influência dessa característica nos alimentos para gatos?

A palatabilidade está relacionada a atratividade sensorial dos alimentos para os gatos, ou seja, quão saborosos e atraentes eles são para o paladar do pet.

Vários fatores influenciam essa característica, incluindo aroma, textura, sabor e até mesmo a temperatura dos alimentos. Também pode ter influência genética e com eventos da primeira infância do gato – um felino apresentado desde pequeno a diferentes tipos de ingredientes e sabores vai ter maior aceitabilidade na vida adulta.

“Oferecer outros alimentos, como frutas, pode afetar o paladar dos gatos, mas isso geralmente não resulta em uma recusa permanente da ração. Gatos são animais naturalmente seletivos em sua alimentação, então, é possível que experimentem novos sabores, mas isso raramente causa uma mudança permanente nas preferências alimentares. Apenas cuidado para que os snacks não sejam mais frequentes que a alimentação base do seu gatinho.”, pontua Ilda Luana, médica-veterinária especializada em Medicina e Comportamento Felino.

Como escolher

Ao escolher uma ração para seu gato, é importante procurar por marcas confiáveis e bem estabelecidas no mercado – que ofereçam produtos formulados por veterinários ou nutricionistas especializados em saúde felina.

Verificar os ingredientes de alta qualidade, como carne de frango ou peixe, que podem aumentar a palatabilidade do alimento. Uma ração de boa qualidade deve conter proteínas de origem animal como ingrediente principal e evitar aditivos artificiais e conservantes desnecessários. As rações de classificação super premium em sua maioria correspondem bem a esses requisitos.

Luana destaca também que “conforme os gatos envelhecem, suas necessidades alimentares podem mudar devido a alterações no metabolismo e na saúde geral. Embora o paladar possa sofrer algumas alterações naturais, isso não significa necessariamente que será preciso trocar de ração. “

No entanto, algumas rações são formuladas especificamente para gatos idosos, levando em consideração suas necessidades nutricionais específicas, como menor teor de calorias e suplementos para saúde articular. Lembre-se sempre de consultar um veterinário da sua confiança antes de fazer mudanças significativas na dieta do seu gato, especialmente se ele tiver condições médicas pré-existentes.

 

Veja Também