Alguns cães podem ter medo da chuva, principalmente de tempestades com raios e trovões, já que o barulho intenso é um dos principais gatilhos para esse sentimento. A boa notícia é que os donos podem ajudar nesses momentos, proporcionando experiências que aumentem o bem-estar do animal.
Primeiro, é preciso entender quais sinais indicam que o cachorro está com medo. Os indícios variam de acordo com cada indivíduo e o grau de desconforto. O importante é conhecer o pet e ficar atento caso ele apresente quaisquer mudanças comportamentais ou de saúde nos dias chuvosos.
“O cão pode simplesmente se esconder até salivar, convulsionar, tremer, ficar mais agressivo ou apático e perder o apetite. Depende de cada animal. Alguns também podem dar sinais de saúde, como diarreia ou vômito. É preciso estar muito atento a qualquer mudança”, afirma Jade Petronilho, médica-veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove.
A dessensibilização é o caminho para amenizar o medo de chuva.
O ideal é iniciar o processo quando o animal ainda é filhote, associando os barulhos com experiências positivas, a exemplo de petiscos, brinquedos e carinho, sempre com naturalidade. No dia a dia, a dica é buscar sons de tempestade na internet e aumentar o volume gradativamente conforme o cachorro se acostumar.
“Na hora da chuva, o cão precisa estar em um local que se sinta bem e seguro. Pode ser uma toca, a própria caminha ou um cobertor que ele goste. Hoje em dia, há também produtos com feromônios sintéticos que podem proporcionar um pouco de bem-estar, além de petiscos calmantes e florais, que também podem ajudar. O mais importante é não dar bronca, punir ou ignorar o sentimento desse cão”, detalha a médica-veterinária.
Caso o pet aceite, é possível redirecionar o foco para outro estímulo, como um brinquedo interativo ou recheável. Lembre-se de bloquear as rotas de fuga, como janelas, portões e grades, para evitar que o animal fuja ou se machuque no momento de desespero, principalmente se a previsão é de chuva e o pet precisa ficar sozinho em casa.