Como cuidar do seu cágado (e não tartaruga)? Veja dicas com veterinário especialista

Os cágados são répteis da mesma família das tartarugas e jabutis, os quelônios. São comumente confundidos com as tartarugas, porém, os cágados são animais semiaquáticos, vivem em água doce e podem ser comercializados com pet no Brasil, enquanto as tartarugas são animais silvestres marinhos e sua caça e comercialização são ilegais.

Segundo o médico-veterinário Marcel Lucena, clínico e cirurgião especializado em animais exóticos, ao procurar um criadouro para comprar seu cágado, certifique-se que o local seja legalizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

“O cágado precisa de um aquário de tamanho adequado, com água sempre limpa, trocando semanalmente, e um pedaço de terra ou plataformas para ele tomar sol. Caso não seja possível deixá-lo em um ambiente com raios de sol, deve-se utilizar lâmpadas com raio UVB. Este cuidado é imprescindível para este animal”, afirma Lucena.

Em relação à alimentação, o médico-veterinário destaca que, quando jovem, o cágado tem em seu habitat natural uma alimentação carnívora de pequenos peixes e crustáceos. Em um aquário, a recomendação é utilizar uma ração feita especialmente para a espécie. 

Conforme vai crescendo, o cágado passa a ser onívoro, adicionando na sua dieta verduras e legumes. Logo, além da ração, pode-se oferecer como suplemento verduras como couve, agrião, mostarda e almeirão. 

“O cágado precisa ter a suplementação de cálcio com acesso à luz UVB, pois precisam ter sintetização deste cálcio para formar uma carapaça de qualidade enquanto jovens. Infelizmente, é neste momento que muitas pessoas erram na dieta do animal, gerando problemas futuros.”

Manutenção do aquário

Sendo bem cuidado, um cágado pode viver mais de 50 anos!

Para aquários médios e grandes, a limpeza deve ser feita uma vez por semana. Em aquários pequenos, a manutenção deve acontecer de duas a três vezes por semana, uma vez que a alimentação destes animais ocorre sempre dentro da água, além das suas necessidades fisiológicas, sujando o ambiente rapidamente. 

Para ajudar no processo, é importante ter um filtro dentro do aquário para manter os parâmetros adequados da água.

Lucena encerra reforçando a importância de comprar um cágado de forma legal. “É necessário conferir se o animal é microchipado, se toda a documentação necessária está em ordem e, imediatamente após a aquisição, levar o animal para um veterinário especializado para verificar a saúde dele e ter todas as orientações para manejar e cuidar do seu cágado. Outra recomendação, é passar, pelo menos, uma vez por ano no veterinário para check-up.”

Veja Também