Aparar as unhas do cão exige técnica, mas pode ser feito em casa

No entanto, caso sinta qualquer insegurança, procure uma clínica ou pet shop. Pode haver risco de lesão e infecção.

Da redação

 

Atenção: não tente aparar a unha do seu cão em casa antes de ser instruído por um médico-veterinário.

O motivo: não é difícil, mas é necessária certa técnica para aparar as unhas do seu cachorro.  O principal cuidado é ficar atento aos vasos sanguíneos que fazem parte da unha até um certo ponto. Isso mesmo. Diferente das unhas humanas, ao longo das unhas do seu amigo existe vascularização.

Peça a instrução de um profissional antes do procedimento. Mas antes de mais nada é necessário o instrumento correto: nada de buscar no banheiro um cortador de unhas para humanos! “O cortador de unhas para animais é diferente, principalmente porque, muitas vezes, as unhas dos animais não se encaixam nas ferramentas humanas”, explica o médico-veterinário Carlos Souza Castro.

“Normalmente aparamos as unhas a cada 30 dias, mas depende muito do nível de atividade do cão, e do tipo de pisos no qual ele costuma ficar. Quanto menos abrasivo for o piso, como aqueles de porcelanato, menos ele gastará as unhas. Essas unhas compridas fazem com que os dedos forcem a pegada de maneira anormal: você notará que o apoio dos dedos está com aspecto irregular, causando dificuldade de locomoção e achatamento da pegada. É hora de aparar”.

Outro motivo de optar pela combinação banho, tosa e corte de unhas é simples: assim como depois do nosso banho, depois do banho pet as unhas ficam mais maleáveis.

Quando as unhas são claras, é fácil observar o ponto onde inicia-se a irrigação, ou seja, onde surgem as veias de sangue. É importante efetuar o corte antes desse ponto, e esse trabalho pode ser mais difícil caso o animal tenha unhas escuras. “Uma maneira de fazê-lo é colocar o animal sobre uma mesa. Como é um local estranho para o cão, ele geralmente fica menos ativo, e é possível efetuar o procedimento com tranquilidade”. Não se esqueça de elogiar o seu pet, e oferecer recompensas para que ele entenda que está fazendo a coisa certa. É possível aparar as unhas com o animal sentado se for um cão de comportamento tranquilo. Vá devagar e não force a situação se ele se mostrar incomodado. Acostume-o aos poucos.

Caso ocorra um acidente, e esses vasos sejam atingidos, não se desespere. Até levar o animal ao veterinário, procure estancar o sangramento com gaze, ou um tecido limpo. O uso de um pó hemostático, disponível em pet shops pode ajudar na coagulação e diminuição do sangramento. Certifique-se sempre de cuidar do animal em um ambiente limpo, para evitar o risco de infecções, além de usar acessórios bastante limpos para o corte das unhas.

 

O quinto dedo

A unha do quinto dedo, localizado um pouco mais acima dos pés do cão não se desgasta com passeios, e por isso, é preciso ficar atento e apará-la sempre que estiver se destacando demais. “Ela pode crescer em direção à perna do cão, perfurando e infeccionando” explica o veterinário. O crescimento da quinta unha também pode facilitar com que o cão se enrosque em móveis e tecidos da casa.

Veja Também