A saúde e a beleza do cão dependem de uma alimentação saudável e balanceada. Nesse contexto, um elemento do cardápio tem fundamental importância: a proteína. Todo cachorro deve ter o nível adequado deste nutriente em sua dieta.
Os aminoácidos presentes na proteína têm a função de regular o sistema imunológico do cão. Assim, caso o animal esteja com deficiência deste nutriente, doenças secundárias e oportunistas podem surgir. Otite, virose, gastrite e diarreia são exemplos.
“O sintoma mais visível da falta de proteína é o cão se tornar apático, sem energia. Além disso, o surgimento das doenças oportunistas, pois a proteína é o que regula o sistema imunológico dele”, afirma Thiago Prupere Young, zootecnista especialista na nutrição dos cães.
O profissional ressalta que é importante saber se a alimentação dos cães contém os chamados aminoácidos essenciais. “Eles são fundamentais e não estão em toda a proteína vegetal. Por isso, a importância da proteína animal”, afirma. De acordo com o zootecnista, a quantidade correta de proteínas na dieta do cão faz com que seu pelo esteja sempre saudável e bonito. Por isso, fique de olho no rótulo da ração e consulte o médico-veterinário. Ele poderá indicar qual a marca mais adequada para o seu animal.