A relação entre tutores e pets vai muito além da parceria do dia-a-dia: tem muito a ver com a troca de carinho e afeto. Como a barreira da linguagem impede a comunicação plena entre nós, humanos, e nossos melhores amigos de quatro patas, muitas vezes o caminho que nos resta é a troca de carinhos e a recompensa através de brinquedos e petiscos.
Mas cães e gatos têm a capacidade de entender o que é o amor?
Falamos com a médica veterinária Ciciane Marten, sim! Cães e gatos entendem, percebem e sentem todo o nosso amor. “Os cães percebem nossas demonstrações de carinho através da entonação da nossa voz, e é muito indicado realizar este carinho, no caso deles, na cabeça, região dorsal e face”, explica a médica veterinária.
Já os felinos, apesar da fama de “resmungões”, também são cheios de amor para dar e receber. “Os gatos se sentem amados com carinho na região mentoniana (queixo), cabeça e região dorsal. Alguns podem tolerar carinho na região de abdômen (barriga)”, completa Ciciane.
A resposta deles, segundo a médica veterinária, vem através de balançar o rabo, pedir uma maior aproximação (buscando o colo do tutor) e latidos, no caso dos cachorros, enquanto os gatos ronronam e buscam a mesma aproximação do colo.
Agora que você já sabe que seu pet é doido por carinho, que tal demonstrar um pouco desse afeto todo? Apostamos que ele vai, como sempre, amar!