Peixes ajudam no tratamento de crianças autistas

Se cães e gatos são os animais de estimação preferidos, os peixes são os que mais trazem tranquilidade para crianças, especialmente às portadoras de autismo.  Esta é a conclusão do estudo da zooterapeuta Mariana Fonseca, da clínica Bem Viver – Cooperativa de Profissionais da Área da Saúde e Educação.

Segundo Mariana, os aquários promovem relaxamento. “Como o movimento da água e as cores dos peixes trazem tranquilidade, conseguimos deixar as crianças mais calmas”, explica.

A zooterapeuta realiza dinâmicas que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio e da responsabilidade. “Fazemos exercícios para identificarem a cor do peixe e até limpeza do aquário”, comenta. A espécie Betta Splendens na cor azul é a preferida para este tipo de trabalho.

Os progressos são perceptíveis logo nas primeiras sessões. “Pacientes que só emitem sons ou pronunciam apenas algumas palavras começam a tentar vocalizar. Outros já mostram um controle maior da ansiedade”, diz Mariana.

A terapia com peixes serve de complemento a outros tratamentos realizados com psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Em breve, Mariana passará a atender na AMA – Associação de Amigos do Autista, em Jundiaí, dando continuidade a essa iniciativa.

 

 

Por: Jr Balby
Veja Também