Portal Melhores Amigos | Quais as plantas que devem ser evitadas em casa?
2659
single,single-post,postid-2659,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Quais as plantas que devem ser evitadas em casa?

gato-plantas_DOMINIO-PUBLICO

13 mar Quais as plantas que devem ser evitadas em casa?

Muitas pessoas gostam de ter lares cheios de plantas ornamentais na decoração. Mas os donos de gatos devem ter um cuidado extra na escolha destas plantas. Eles são animais curiosos por natureza e quem tem um bichano em casa sabe o quanto ele adora bisbilhotar todas as novidades.

Até mesmo algumas plantas inocentes para os humanos são perigosas para os gatos. Especialmente “devido a características fisiológicas especificas dos gatos, que dificultam a eliminação do agente tóxico de seu organismo”, explica a médica-veterinária Vanessa Zimbres, especialista em felinos da Clínica Gato é Gente Boa.

Um dos principais inimigos dos felinos neste quesito são os lírios. Os gatinhos não precisam nem mesmo encostar na planta para ter problemas de saúde. “Existem relatos de que mesmo o pólen inalado contém um grande potencial de toxicidade para gatos”, relata Vanessa.

Além dos lírios, diversas outras plantas devem ser evitadas. Exemplares que dão flores costumam ser venenosos para os gatos, como azaleias, tulipas, antúrios, hortênsias e violetas, bem como qualquer espécie tóxica para os humanos.

Se o seu pet entrar em contato com uma planta tóxica, o perigo é o dono não perceber que ele está doente. “Os sintomas costumam ser silenciosos, e o tutor pode não notar nada de diferente. O ideal mesmo é não permitir que o gato tenha acesso a plantas potencialmente tóxicas”, adverte a especialista.

Mesmo tomando todos os cuidados, o pior ainda pode acontecer. Especialmente por conta da natureza dos gatos, de passear fora de casa. Caso haja suspeita de intoxicação, leve-o a uma clínica veterinária antes que se iniciem os sintomas. Vanessa aconselha a “tirar uma foto ou levar uma amostra da planta ingerida para o médico veterinário. Se for um lírio, por exemplo, o gato deve ser imediatamente internado para proteção dos rins”.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.