Prevenção: conheça os métodos anticoncepcionais para gatas

Gatinhas são super companheiras e muito carinhosas e, durante o cio, elas ficam ainda mais manhosas. Mas… Nem sempre uma casa cheia de gatinhos é desejada pelos donos. Se você não quer aumentar a família de quatro patas, indicamos os métodos contraceptivos.

Relativamente às gatinhas, existem duas maneiras para evitar a concepção: uma é hormonal e a outra é cirúrgica. A primeira, mais conhecida como anticoncepcional, pode ser encontrada em forma de comprimido ou injeção e é composta por hormônios à base de progesterona, que impedem que a gata entre no cio. Além disso, o contraceptivo é mais barato e reversível, ou seja, a fêmea pode procriar quando não estiver tomando a medicação.

Esse método causa divergências entre os veterinários, pois deve ser muito bem acompanhado e administrado rigorosamente, sob o risco de causar complicações sérias à saúde da bichana, como possíveis tumores, inflamações, obesidade e diabetes. O dono da gatinha deve estar muito atento às recomendações médicas e ao período de fertilidade dela para administrar a dose certa no momento correto.

Já a castração é a mais indicada para donos que querem evitar crias, pois é definitiva. A cirurgia costuma durar entre 30 minutos e uma hora e consiste na retirada dos ovários da gatinha. Dessa forma, a fêmea não sofre influência hormonal e não entra no cio. Alguns veterinários ainda recomendam a remoção total do útero, o que evitará eventuais complicações e infecções. Existem castrações cirúrgicas para os machos também, que costumam ser mais rápidas e têm recuperação mais tranquila.

Apesar de largamente apoiado pelos veterinários, a castração envolve anestesia, ou seja, a gata deve estar em boas condições de saúde antes da cirurgia. O pós-cirúrgico costuma ser tranquilo e a pet já estará em casa no mesmo dia, um pouco sonolenta por conta dos anti-inflamatórios e anestésicos.

Antes de decidir o método para a sua gatinha, consulte o veterinário, que deverá pedir exames para detectar o estado de saúde dela e indicar a melhor solução para garantir uma vida saudável para a sua melhor amiga.

 

 

 

 

Por: Paula Saldanha
Veja Também