Portal Melhores Amigos | Por que alguns cachorros têm a língua azul?
2987
single,single-post,postid-2987,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que alguns cachorros têm a língua azul?

lingua-azul_DOMINIO-PUBLICO

03 jul Por que alguns cachorros têm a língua azul?

Além da fofura evidente, alguns cães apresentam uma característica curiosa: têm a língua azul. Mas será que é doença? Indica algum problema crônico? É uma vantagem evolutiva em relação a outras espécies? Em quais casos o dono deve se preocupar?

Apesar de alimentar a curiosidade, a resposta para esse enigma canino é bem mais simples, segundo Marcelo Quinzani, diretor clínico e médico-veterinário do Hospital Veterinário Pet Care. “A característica da língua azul do Chow Chow é uma predisposição genética da raça que garante uma deposição concentrada de melanina na língua e gengiva. Esse depósito de pigmento é como as sardas ou pintas que algumas pessoas apresentam na pele”, diz.

Ainda de acordo com o especialista, essa característica foi perpetuada propositadamente pelos criadores da raça e não interfere em nada na saúde animal. Além de atributo marcante do Chow Chow, a língua azul também aparece nos cães da raça Shar Pei. Ambos são originários da China e apresentam comportamento de cães de guarda. O primeiro costuma ter 50 cm de altura e 30 kg, enquanto o segundo tem em média 30 cm e 15 kg.

Nesses cachorros, explica Quinzani, a cor da língua só é garantida em cães de raça pura. “Por ser uma característica genética da raça, a sua manutenção depende de cruzamentos somente entre indivíduos da mesma raça. Cruzamentos com outras raças, gerando o que chamamos de animais sem raça definida, podem perder ou não essa característica”, afirma o médico-veterinário.

E se meu cachorro de outra raça ficar com a língua roxa?

Quinzani responde que, nesses casos, é preciso se preocupar, já que esse pode ser um sinal de que de algo não está bem com o seu companheiro. “A língua roxa em animais que não sejam da raça Chow Chow ou Sharpei e seus cruzamentos acontece por má oxigenação, o que chamamos de cianose, e nesse caso pode ser de causa cardiogênica (problemas do coração), circulatória ou mesmo respiratório”, afirma.

Outro motivo para se preocupar é que, segundo o Quinzani, alguns animais intoxicados com acetaminofen (uma medicação de uso humano para combater dores e a febre) podem ter cianose de língua. Por isso, se seu cão costuma apresentar a língua roxa após uma corrida ou você desconfia de uma intoxicação, é melhor consultar um médico-veterinário.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.