Portal Melhores Amigos | O que acontece quando a minha gata entra no cio?
3303
single,single-post,postid-3303,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

O que acontece quando a minha gata entra no cio?

cat-cio

13 nov O que acontece quando a minha gata entra no cio?

Adotou uma gatinha e ela ainda não foi castrada? Prepare-se para comportamentos bem comuns à fase do cio, que podem incomodar os animais e exigem mais atenção dos tutores. É nessa época que as gatas começam a andar com a traseira e o rabo para o alto, os miados ficam mais intensos e elas se preparam para o acasalamento.

Segundo os veterinários da equipe Animal Show, as gatas nesta fase apresentam miado diferente do habitual, um modo de andar com a cauda levantada e demonstram conforto ao serem tocadas nas regiões das costas e lombar. Esses sinais de cio podem iniciar a partir dos 4 meses de idade e costumam se intensificar após os 6 meses.

Além disso, as gatas nesta fase costumam ficar mais agitadas, mais carentes e costumam cobrar mais atenção do dono. Fique atento porque, por conta do extinto, elas podem fazer xixi com um odor forte com o objetivo de demarcar território, o que pode ocorrer e outros lugares da casa, além da caixa higiênica.

Tome cuidado também porque no cio as gatas podem tentar fugir com mais facilidade para a rua, já que o seu instinto reprodutivo vai movê-las para buscar um macho.

Para evitar esses e outros incômodos causados pela fase do cio, os médico-veterinários do Animal Show dizem que o ideal é a castração precoce em fêmeas, caso a prenhez não seja desejada pelos tutores. De modo geral, a idade ideal para a castração é após os 4 meses de idade, mas isso varia e depende das condições clínicas de cada animal.

Ainda de acordo com a equipe de especialistas, os machos mudam o comportamento a partir dos 6 meses, em média, mas, apesar de apresentarem sinais parecidos com o cio das fêmeas, trata-se de outra fase da vida reprodutiva. Nos machos, isso acontece devido à puberdade, que fica mais evidente quando eles não foram castrados.

Nesses casos, para evitar problemas e tranquilizar seu animal, redobre a atenção quanto aos móveis da casa para que não urinem no lugar errado, e feche bem portas e janelas que dão acesso à rua. Saiba ainda que existem no mercado difusores sintéticos de feromônios felinos, que podem acalmar as gatas no cio. Além disso, dedique mais carinho e atenção para o seu animalzinho.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.