Portal Melhores Amigos | Ibama autoriza criação apenas de pássaros exóticos em casa
4530
single,single-post,postid-4530,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Ibama autoriza criação apenas de pássaros exóticos em casa

14_Maio

12 mai Ibama autoriza criação apenas de pássaros exóticos em casa

Os pássaros são bons animais de estimação, principalmente para quem mora em apartamento. Ao contrário de cães e gatos, as aves exigem pouca manutenção. No entanto, também pedem atenção e cuidados. Mas não são todas que podem ser criadas em casa, alerta José Felício, criador de pássaros em Araraquara, interior de São Paulo.

“É bom lembrar que o Ibama, órgão responsável pela regularização e proteção à criação e exploração da fauna brasileira, não permite que animais nativos de nossas matas possam ser criados em cativeiro, com raras exceções”, elmbra Felício. Quem descumpre essa determinação pode ser multado e até mesmo preso.

Já as aves “exóticas”, que não pertencem à fauna brasileira, podem ser criadas em casa. Mas então surge uma dúvida, quais são os pássaros domésticos que há autorização do Ibama para que possamos criar em cativeiro? Indicamos abaixo algumas espécies que você pode ter em casa.

Cacatua

Existem cerca de vinte espécies de cacatua e cada uma tem suas características próprias. As mais populares são as brancas e a de crista amarela. “Sua beleza particular é o que mais chama atenção”, afirma o criador. “A cacatua costuma vocalizar bem alto para chamar atenção, é inteligente e pode ser adestrada facilmente”, garante.

Canário belga

Para quem adora ouvir o canto dos pássaros, o canário belga chama atenção justamente por isso. “Ele consegue se adaptar a diferentes ambientes, desde grandes aviários ao ar livre até gaiolas dentro de casa”, diz Felício. “Além disso, ele é resistente a diferentes temperaturas, não necessita de muita atenção e não sente falta de brincadeiras”.

Calopsita

Se você mora sozinho, ter uma calopsita é ter uma verdadeira companheira, pois a ave é bastante dócil e calma. “Não tem problema para ser domesticadas e quando jovem raramente bica. Costuma reconhecer bem as pessoas e é particularmente fiel de quem cuida e treina dela”, afirma.

Periquito

Segundo Felício, o periquito é o mais comum e o mais procurado. “Dentre as diferentes espécies de periquitos, o mais conhecido é o australiano. Eles são famosos nas casas por serem pequenos e fáceis de cuidar. Além disso, são sociáveis, calorosos e gostam de companhia”, afirma.

O criador lembra que existem diversos outros pássaros que podem ser criados em casa. “Analise bem as características da espécie que você deseja adquirir e escolha aquela que mais identifica-se com você. É importante garantir um bom lar para qualquer que seja o animal”, alerta.

Para ver a lista completa do IBAMA de pássaros exóticos acesse o endereço eletrônico: www.acperjebr.com.br .

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.