Portal Melhores Amigos | Homeopatia veterinária é aliada da qualidade de vida dos animais
4684
single,single-post,postid-4684,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Homeopatia veterinária é aliada da qualidade de vida dos animais

15_Out

30 set Homeopatia veterinária é aliada da qualidade de vida dos animais

Utilizada há mais de 200 anos na cura de problemas de saúde das pessoas, a homeopatia também pode ser utilizada no tratamento de animais de companhia. “Na medicina veterinária, essa forma de terapia é importante sob vários aspectos, minimizando o estresse e melhorando o comportamento dos bichos”, afirma a médica-veterinária Maria Cristina Ribeiro, presidente da Comissão Estadual de Homeopatia Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).

Segundo Maria Cristina, os medicamentos homeopáticos podem atuar nas dimensões física, mental e emocional de cães e gatos, sem produzir efeitos colaterais ou intoxicação. Por isso, são aplicáveis a animais de qualquer idade e peso. “Em um contexto de aumento da expectativa e qualidade de vida dos animais, terapias como a homeopatia veterinária são cada vez mais importantes e requisitadas pelos tutores”, ressalta a especialista.

A homeopatia veterinária não contempla apenas cães e gatos. Também podem receber tratamento os equinos e os animais de produção. Nestes últimos, argumenta Maria Cristina, a terapia promove um melhor desenvolvimento e a geração de alimentos mais saudáveis, sem resíduos tóxicos e sem poluir o ambiente. Isso contribui com o conceito de Saúde Única (animal, humana e ambiental), reduzindo o impacto das criações nos ecossistemas.

Homeopatia como especialidade

No Brasil, os estudos sobre o uso da homeopatia em animais foram iniciados na década de 1960 pelo médico-veterinário Cláudio Martins Real. O interesse pelo tema levou à fundação da Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB), em 1993. A especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por meio da Resolução nº 662/2000.

Futuro da homeopatia veterinária

De acordo com Maria Cristina, a terapêutica ainda é envolvida por muitos mitos oriundos da desinformação e falta de acesso ao meio acadêmico.  “No contexto acadêmico ela ainda é inserida a partir de iniciativas pessoais e não fazem parte da grade curricular e nem é oficialmente abordada em disciplina como a Terapêutica ou a clínica”, afirma a médica-veterinária.

Para médicos-veterinários que pretendem trabalhar com homeopatia veterinária, a recomendação é de muito estudo e dedicação como em qualquer especialidade terapêutica. “Quanto mais se conhecer a especialidade, maior será o retorno de sua aplicação”, aconselha Maria Cristina.

Com informações do CRMV-RJ

http://www.crmvrj.org.br/homeopatia-veterinaria-aliada-da-qualidade-de-vida-dos-animais/

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.