Portal Melhores Amigos | Golden Retriever: companheiro de todas as horas
golden retriever, cachorro golden retriever
1258
single,single-post,postid-1258,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Golden Retriever: companheiro de todas as horas

filhotes de golden retriever

01 fev Golden Retriever: companheiro de todas as horas

Ele foi eternizado em Hollywood com o filme “Bud, o Cão Amigo”, em que um menininho solitário faz amizade com um cachorro que é tipo a versão canina do Michael Jordan no basquete. Sim, estamos falando do Golden Retriever, um dos peludos mais queridos desta galáxia!

Origem

É bem provável que a raça tenha se originado no Reino Unido no século XIX, criado pelo escocês Lord Tweedmouth, que estava em busca de um cão forte e de perfil trabalhador tanto na terra quanto na água. Segundo registros, o Golden surgiu da mistura do Newfoundland, Labrador, com o extinto Tweed Water Spaniel, Bloodhound e o Setter Irlandês (ufa!).

Características físicas

Sua pelagem varia em tons de amarelo e dourado, sendo que seus pelinhos costumam ser mais claros quando filhotes. Os fios podem ser lisos ou levemente ondulados e é sempre bom dar uma aparada nas “jubas” periodicamente e banhá-los a cada quinze dias. Eles costumam adorar o momento banho!

É um cão de porte grande e, geralmente, os machos são maiores que as fêmeas, podendo chegar até 61 centímetros de altura – apesar de sempre terem uma autoimagem corporal distorcida e acharem que são do tamanho de um Pinscher. O focinho largo e profundo combinado aos olhinhos de jabuticaba dão o toque especial à cara de “criança pidona” destas fofuras.

Cuidados, comportamento e peculiaridades

“O principal cuidado que um Golden requer é companhia! Um Golden Retriever jamais seria feliz vivendo sozinho num quintal. Garantindo isso, podemos pensar nos outros cuidados que são: atividade física diária (ao menos 30 minutos por dia) e escovação duas vezes por semana. O corte da raça todo feito na tesoura (trimming) deve ser feito de três em três meses”, recomenda Nara Amaral, pedagoga, tutora de um Golden e proprietária da Gang do Zeca, organização que oferece atividades para cães e trimming para Golden Retrievers, localizada na região norte de São Paulo.

Nara conta que os Golden são cães extremamente amorosos e companheiros. “O tutor é seu maior ídolo. São super brincalhões e, por serem Retrievers, adoram brincar de buscar bolinha ou trazer qualquer coisa para os donos – é encantador! Se bem conduzidos em relação a limites e comportamento, serão excelentes cães por toda a vida. Mas, se os principais cuidados não forem garantidos desde filhotes, podem se tornar um problema”, ressalta a pedagoga.

Para saber se você será um bom tutor para um Golden, Nara afirma que basta responder com sinceridade às seguintes perguntas:
─ Você gosta de caminhar?
─ Seu Golden terá companhia em seu lar?

Caso as respostas das questões acima sejam afirmativas, você é um forte candidato para se tornar tutor deste retriever cheio de energia. “Quem tem um Golden não irá querer outra raça. Foi assim comigo”, garante a pedagoga.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.