Portal Melhores Amigos | Gatos se estressam com muito barulho?
3709
single,single-post,postid-3709,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Gatos se estressam com muito barulho?

mikhail-vasilyev-253977-unsplash

06 ago Gatos se estressam com muito barulho?

Barulhos são uma das maiores preocupações de tutores de gatos: sensíveis, estes animais têm a tendência de assustarem-se muito facilmente com o excesso de som, o que pode levar a sérios problemas. Para entender melhor esta questão, falamos com o médico veterinário Rodrigo Monteiro.

 

Segundo Rodrigo, esta não é uma exceção para gatinhos: “Tanto cães quanto gatos são muito sensíveis a barulhos, uma vez que s capacidade auditiva deles é imensamente maior que a nossa”, explica. “Eles são capazes de detectar ondas sonoras que os ouvidos humanos não detectam. A diferença é que os gatos são animais mais assustados que se estressam com facilidade, mediante qualquer mudança no seu ritmo de vida e/ou no ambiente em que vivem”, completa.

 

Neste caso, o médico veterinário recomenda maior atenção no local onde o gato viverá. “O ideal é manter esses animais longe de eventos que gerem muito barulho. Um exemplo disso é o réveillon com seus os fogos de artifício. Uma alternativa válida seria deixar o animal em um ambiente restrito, com portas e janelas fechadas, e , de preferência, com a televisão ligada, para que o ruído seja atenuado”, recomenda.

 

Caso o gato seja exposto a barulhos muito altos com frequências, as complicações podem ser graves. “Os animais expostos a ruídos e situações estressantes podem apresentar aceleração da frequência cardíaca e respiratória  e, dependendo do estímulo estressante, poderão apresentar até mesmo sinais neurológicos como convulsões”, alerta.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.