Portal Melhores Amigos | Dormir com o pet faz bem?
2154
single,single-post,postid-2154,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Dormir com o pet faz bem?

yorkshire dormindo

10 out Dormir com o pet faz bem?

Para algumas pessoas, uma boa noite de sono é apenas um sonho (com o perdão do trocadilho), já que estudos recentes apontaram que uma em cada dez pessoas sofre de algum distúrbio do sono.

Enquanto isso, outras descobertas no campo científico indicam que alguns de nós podem se beneficiar no quesito sono ao dividir os lençóis com os pets – embora ainda existam muitos dilemas e tópicos a serem debatidos neste campo.

Pets e o sono

“Estima-se que metade dos donos durma com seus animais de estimação, porém, os benefícios são relativos. Para pessoas que têm alergias, o contato prolongado com animais pode piorar o quadro alérgico de forma importante. Para aqueles que não sofrem de nenhum distúrbio do sono nem qualquer dificuldade em adormecer, não vejo problema em dormir junto ao animal de estimação”, relata Franco Chies Martins, pneumologista e médico do sono, diretor científico e professor da HSono, clínica de tratamentos dos distúrbios do sono, em São Paulo.

Uma pequena pesquisa realizada pelo Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, deu alguns passos em direção a novos achados sobre o assunto. Os pesquisadores analisaram hábitos de sono de 150 pessoas e descobriram que as pessoas deste grupo que tinham animais de estimação  sentiam-se mais seguras e tranquilas ao dividir os aposentos com os pets à noite.

Contudo, Dr. Franco ressalta que ainda não existe um consenso acadêmico de que dormir com os animaizinhos melhore ou piore o sono, sendo uma questão bastante individual. “Há estudos mostrando a relação positiva entre os pets e pacientes com distúrbios psiquiátricos e em regime de internação hospitalar, mas o sono não foi avaliado diretamente”, ressalta o especialista.

Dicas para uma boa noite de sono

Dormir é uma função essencial do organismo, já que durante o sono o corpo entra em um estado de repouso necessário para a limpeza das substâncias acumuladas no sistema nervoso durante o dia.

Segundo o Dr. Franco, “também é no sono que nossos hormônios e neurotransmissores são secretados na circulação, ajudando na reparação e construção muscular, regulação do peso, glicose e insulina. Além disso, no sono, nossa pressão arterial diminui e a frequência cardíaca e respiratória são reduzidas, poupando energia e nos preparando para o dia seguinte”, comenta.

Se você anda sofrendo de insônia ou qualquer outro tipo de distúrbio do sono, não adianta querer a presença dos pets na cama, esperando que eles exerçam um efeito sonífero mágico sobre a sua pessoa.

Para uma boa noite de sono, o segredo é ir se preparando horas antes do momento de deitar-se. Por isso, seguem algumas dicas elaboradas pelo Dr. Franco e a equipe da HSono:

– estabeleça horários regulares de sono, mesmo nos finais de semana;

– não passe o dia se preocupando com o sono;

– se não conseguir dormir, levante-se depois de 30 minutos e procure se distrair: leia, escute música, realize alguma atividade relaxante em ambiente com pouca luminosidade. Só volte para a cama quando estiver com sono;

– interrompa o uso de substâncias que contenham cafeína (chá mate, chá preto, achocolatados) e/ou nicotina entre 4 a 6 horas antes do horário de dormir;

– não consuma bebidas alcoólicas por, no mínimo, 6 horas antes de dormir;

– não pratique exercícios físicos próximo ao horário de dormir, tendo um intervalo mínimo de 3 horas entre a atividade física e a hora de deitar;

– evite cochilar ou deitar durante o dia;

– evite refeições pesadas e excesso de líquidos próximo ao horário de sono;

– busque ter exposição à luz solar logo após se levantar e ao final da tarde;

– em relação ao ambiente de dormir, tenha cuidados quanto à luminosidade, barulho, temperatura e tamanho da cama;

– não use relógio ou despertador;

– reserve de 20 a 30 minutos do seu tempo à noite (4 horas antes de dormir) para “resolver” seus problemas; a fim de não levá-los para cama e, com isso, atrapalhar seu sono. Você pode, por exemplo, escrever num papel suas preocupações e tensões.

Lembre-se que um ser humano bem descansado tem mais energia e disposição para brincar e dar atenção a seu pet.

 

Por Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.