Donskoy: quem disse que precisa ser peludo para ser quentinho?

De praxe imaginamos qualquer gato como um pet macio e peludo. Mas algumas raças são famosas, justamente, pela falta de pelo! 

 

Se você se interessa por felinos, talvez já tenha ouvido falar na raça sphynx, a mais popular raça de gatos “sem pelo” – na verdade, eles têm uma delicada penugem – mas existem outras raças com essa característica. 

 

Uma delas é o donskoy, um pet muito carinhoso, inteligente, leal e ótimo companheiro. Continue lendo para saber mais sobre essa raça, e se ele é o gato ideal para a sua família! 

 

De origem russa, essa raça também tem como apelido termos como don sphynx (batizado dessa forma por conta de um dos maiores rios do país, o Don), don hairless ou russian hairless, em inglês – ou seja, “careca da Rússia”, ou do Don. 

 

A raça passou a ser criada a partir de 1987, na cidade de Rostov. São uma raça resultante de uma mutação natural, que os  fazem nascer sem pelo ou perdê-los  à medida que envelhecem. Acredita-se que o gene seja dominante e é por isso que um donskoy cruzado com um não-Donskoy ainda pode produzir gatinhos sem pêlos. 

 

Características | Pode medir cerca de 30 cm, e pesar 5 kg na fase adulta. Têm um corpo longo e encorpado, com orelhas grandes e olhos em forma de amêndoa. 

 

De fato, lembra o sphynx, mas ao contrário do seu colega mais famoso, a pele do donskoy é elástica, e com características que lembram a camurça. E, uma curiosidade: ele na verdade possui quatro tipos de pelagem! Desde completamente “careca” até uma pelagem completa, com textura ondulada ou espessa e crespa.  

 

São gatos ativos e curiosos que adoram brincar e explorar o ambiente. Aliás, preguiça não é com eles. Passam mais tempo se movendo quando estão acordados do que o gato médio. 

 

Agora, se você se interessou pelo donskoy, é importante conhecer alguns cuidados necessários para se ter com a raça. 

 

Cuidados | Certifique-se de fornecer muitos brinquedos envolventes para mantê-los ocupados. São gatos que podem suar muito, e, como não têm pelos longos para absorver os óleos da pele, precisam de banhos regulares, de preferência com água morna. Caso não recebam esses cuidados, podem acumular excesso de secreções na pele, ficando com o corpo oleoso e desenvolvendo problemas dermatológicos. 

 

Alguns gatos sem pelo também não possuem cílios, permitindo que a sujeira entre nos olhos com mais facilidade. Deve-se tomar cuidado para limpar os olhos adequadamente. Use um pano úmido e limpe-os suavemente conforme necessário.

 

Características | Eles também costumam apresentar metabolismo rápido e costumam comer um pouco mais do que outras raças, pois precisam se manter aquecidos. Então, o tutor precisa dar uma alimentação adequada. O ideal é buscar ração premium com todos os nutrientes e ingredientes de alta qualidade que o seu gatinho precisa, além de bastante água fresca (toque a água do seu bichuno todos os dias, principalmente nos dias quentes), mantenha um ambiente limpo e visitas frequentes ao médico-veterinário para cuidar da saúde o seu bichinho. E claro, na dúvida sobre qual pet food escolher, converse com o veterinário! 

 

Atenção! Apesar de possuírem menos pelos, esses felinos não são hipoalergênicos. O que acontece é que, de fato, secretam quantidades menores da proteína Fel d1 (um alérgeno encontrado em secreções de caspa e saliva), então algumas pessoas que têm alergias podem tolerar viver com um gato sem pelos mais facilmente! 

Precisam da  ajuda do tutor para se manterem aquecidos quando a temperatura cair, suéteres e roupinhas são bem vindas, além de mantê-los aquecidos eles ficam super estilosos. 

 

O donskoy convive bem com pessoas, mas o tutor deve redobrar a atenção caso ele possua um cachorro, especialmente se o cachorrinho não estiver acostumado com gatos. Essa raça de gato tem, como comportamento mediano, pouca agressividade e por isso, terá dificuldades para se defender de provocações. 

 

Mas, para quem quer ter um gatinho sem pelo como parte da família, é importante saber que por baixo de todas aquelas rugas, existe uma personalidade amável e carinhosa, que exige cuidados especiais! 

 

E não se esqueça: é muito importante mantê-los dentro de casa, para ficarem seguros, e manter a caderneta de vacinação em dia. 

 

Fonte: Petfinder 

Veja Também