Não é um ursinho dourado, é um golden retriever!

Eles são lindos, simpáticos e muito inteligentes. Não é à toa que os golden retrievers são muito populares entre os fãs de cachorro. 

O curioso é que a raça não surgiu em uma tentativa de criar o cão mais adorável do mundo, mas como um animal que pudesse ajudar fazendeiros a caçar aves no campo, na Escócia, durante o século XIX. Era considerado um gun dog, tipo de cão treinado para recuperar animais caçados como codornas, pombos ou patos – sem devorá-los no caminho.

Nesse período, acredita-se que o desenvolvimento da raça também levou em consideração algumas necessidades daquela região. Entre elas, o clima chuvoso e o terreno acidentado do campo. E até hoje em dia essa raça manteve duas características: o gosto pela água, e uma dupla camada de pelos, resistente à umidade. Além, é claro, da pelagem dourada cujo padrão permite três tonalidades: dourada, dourado claro e dourado escuro. 

No geral, esses cães são extrovertidos, leais e gostam de colaborar com os seres humanos a sua volta. Extremamente apegado a sua família, e bom companheiro para crianças, é difícil não considerar essa raça um cão para toda obra, pois também é considerado um cão de fácil trato com outros cachorros. 

Mas, para que ele tenha uma vida feliz e tranquila, de acordo com as informações oficiais do American Kennel Club,  apresentar o filhote já entre sete semanas e quatro meses a diferentes estímulos externos, como outros cães, pessoas, sons, aromas e situações ajuda na socialização e no comportamento do animal. Antes de iniciar essas atividades, é importante somente garantir que a vacinação esteja em dia. 

A capacidade dos goldens de aprender e interagir com o mundo a sua volta também o faz um dos favoritos em atividades de trabalho, como cães-guias e eventos de competição. Também são bons companheiros nas equipes de terapia assistida por animais (TAA), mas como todo cão com características de trabalho, podem se tornar cães inquietos ou propensos a roer e destruir objetos se não se exercitarem. 

Eles precisam de 

-estímulo físico, com passeios e caminhadas de cerca de 60 minutos diários 

-estímulo mental, com tarefas e desafios 

Cuidados 

Apesar de ser adorável, o golden retriever é um cão que solta pelo em uma quantia considerável. Por isso, se você procura um novo cão para a família, leve em consideração que ele precisa de escovação. 

É importante que ela ocorra pelo menos uma vez por semana. 

No entanto, em período de troca de pelo, esse tipo de atividade deve ser feita mais frequentemente. Idealmente, uma vez por dia. 

Outra informação importante: por conta das suas características genéticas, o golden retriever pode apresentar tendência ao sobrepeso. Por isso, além de privilegiar uma ração de boa qualidade para o seu animal, tente resistir à tentação de oferecer petiscos e guloseimas – principalmente humanas! – para o seu cão. Ofereça snacks caninos preferencialmente na hora de ensinar ou comandar um truque, durante passeios ou brincadeiras. 

Outros males relacionados à saúde também podem vir da displasia coxofemoral. 

Consulte um médico-veterinário e leve seu melhor amigo a uma consulta sempre que necessário! 

Veja Também