Portal Melhores Amigos | Cuidados com os pets no verão
4394
single,single-post,postid-4394,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cuidados com os pets no verão

23_dez

17 dez Cuidados com os pets no verão

Os males causados pelas altas temperaturas não afligem apenas humanos: cachorros e gatos também sofrem durante o verão e precisam de cuidados especiais nessa época. Para a veterinária Alessandra Borges alguns cuidados podem fazer com que os animais de estimação passem esse período sem problemas.

“Os pets podem sofrer insolação (exposição excessiva aos raios solares) e em casos mais graves intermação (aumento da temperatura corporal acima dos limites fisiológicos)”, explica Alessandra. Isso acontece, segundo a veterinária, porque os animais não conseguem regular a temperatura interna através da transpiração corporal, como os humanos. Os pets transpiram através da boca e dos coxins (as almofadinha das patas).

O aumento da temperatura corporal é mais comum em cães, mas os sintomas são os mesmos para felinos e caninos.  “Eles apresentam respiração ofegante, andar cambaleante,  desmaios e, em alguns casos, até mesmo convulsão”, afirma Alessandra.

Quando o animal apresentar esses sintomas, orienta a veterinária, é preciso procurar orientação de um especialista o quanto antes.  “A questão do tempo é muito importante, pois a hipertermia (elevação da temperatura corporal) pode desencadear problemas renais graves e até morte”. Ela orienta a esfriar o corpo do animal, colocando-o em uma bacia cheia d’água ou fazer compressas com toalhas molhadas para abaixar a temperatura até chegar ao veterinário.

Mas, o ideal, lembra Alessan Dra, é evitar chegar a esse ponto. E os caminhos são simples.  “Não se deve dar passeios demorados (correr ou caminhar) em horários muito quentes, sempre deixar os animais em local fresco, trocar a água do bebedouro diversas vezes ao dia, nunca deixar animais no carro, em canis sem ventilação ou em locais abafados e sem sombra”.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.