Portal Melhores Amigos | Conheça os benefícios da equoterapia
4618
single,single-post,postid-4618,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça os benefícios da equoterapia

06_Ago

04 ago Conheça os benefícios da equoterapia

Todos aqui do Portal Melhores Amigos sabem que ter um bichinho de estimação é trazer muitos benefícios a nós, meros humanos. Conviver com nossos companheiros pode ajudar na redução de estresse, ansiedade e acrescentamos mais amor à nossa rotina.

 

Agora, você sabia que é possível também desfrutar esse amor todo com cavalos? A equoterapia é um método terapêutico que vem ganhando espaço, garantindo benefícios motores e psicológicos aos praticantes.

 

Mais do que um esporte

 

A equoterapia vai muito além de uma prática esportiva ou lazer. O método é terapêutico, e utiliza o animal como agente para ganhos motores através do movimento tridimensional.

 

O que isso significa?

 

“Durante a andadura ao passo do cavalo, o quadril do cavaleiro é desestabilizado. Os movimentos antero-posteriores, latero-laterais e gravitacionais geram esse movimento tridimensional”, explica Liana Pires Santos, psicopedagoga e diretora da Clínica GATI – Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada.

 

Toda essa biomecânica, explica Liana, envia inputs através do sistema nervoso para os ganhos de equilíbrio e postura. Mas os benefícios não param por ai! Os ganhos psicológicos são visíveis:

 

– aumento da autoestima

– ganho de autonomia em movimentos

– estabelecimento de novos vínculos de afeto

– sensação de bem-estar ao pelo contato com a natureza

 

Quem pode praticar equoterapia?

 

A atividade é extremamente segura, sempre realizada com um condutor e um mediador terapeuta especializado, portanto qualquer pessoa pode praticar! A única restrição é a idade mínima para começar: dois anos.

 

“Essa restrição de idade se dá pela maturidade esquelética do quadril do paciente. Para os pacientes com Síndrome de Down, indicamos o início da montaria com três anos de idade, devido à frouxidão ligamentar”, aponta a psicopedagoda.

 

A equoterapia é muito indicada como tratamento complementar para crianças e adultos com necessidades especiais físicas e intelectuais, por isso é uma atividade tão completa e inovadora, pois “auxilia no tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras; distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais”, finaliza.

 

Aumento da sua conexão com a natureza, melhora da coordenação motora, aumento da autoestima e restabelecimento de novas formas de afeto. Que tal inserir mais um melhor amigo na sua vida?

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.